Geral

Santa Cruz inscreve projetos e pode ter quatro novas escolas

Publicado em: 22 de novembro de 2023 às 20:13 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 17:20
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Arauto Play
    compartilhe essa matéria

    Educandários ficariam localizados em áreas do município identificadas como prioritárias

    O secretário de Educação de Santa Cruz do Sul, Wagner Machado, revelou, em entrevista ao Portal Arauto, que a Prefeitura está se preparando para potencialmente receber quatro novas escolas por conta da inscrição de projetos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O gestor destacou a importância das iniciativas para atender às demandas crescentes da população.

    Em meio aos desafios impostos pelo ano eleitoral, no ano que vem, o secretário falou sobre o compromisso de continuar promovendo melhorias na educação. As quatro novas escolas propostas incluem duas Escolas Municipais de Educação Infantil e duas Escolas Municipais de Ensino Fundamental, localizadas em áreas do município identificadas como prioritárias. De acordo Wagner Machado, o critério de escolha foi da densidade populacional.

    O primeiro projeto está vinculado ao novo loteamento Santa Maria II, que prevê a construção de uma Emei com oferta de pré-escola em tempo integral. “A gente começa outra cultura também, que é conseguir fazer o que é muito tempo se espera, de conseguirmos ter a pré-escola em tempo integral. Vamos começar esse movimento de fazer isso acontecer. É um dos primeiros lugares que nós gostaríamos de contemplar”, falou.

    Outro espaço estratégico mencionado pelo secretário é o Santuário de Schoenstatt, às margens da BR-471, atualmente ocupado pela Emei Mãe de Deus. A proposta é manter o educandário e também construir uma nova Emef. “É uma área muito considerável. As escolas da volta já não suportam mais ampliação. Uma nova escola, considerando a densidade demográfica da região, é de fundamental importância”, colocou.

    Além disso, o projeto encaminhado ao PAC contempla a reestruturação da Emei Vovô Albino, atualmente de madeira, com o objetivo de proporcionar uma infraestrutura mais moderna e adaptada às exigências educacionais atuais. A última região considerada para expansão educacional é após as localidades de Aliança e São João, onde o crescimento populacional e a verticalização da região demandam a construção de novas escolas para atender à demanda futura.