Pico foi de 28,94 metros, quase 70 centímetros a menos do que em setembro
O Rio Taquari atingiu sua cota máxima na manhã desse domingo (20) e registrou um pico de 28,92 metros. Foi a quarta maior enchente dos últimos cem anos. O Serviço de Monitoramento Geológico Brasileiro (CPRM) fez a leitura da cota no Porto de Estrela às 7h. Após atingir seu ponto mais alto, o nível começou a diminuir lentamente e, a partir de agora, o foco das famílias é, mais uma vez, a limpeza e a reconstrução.
LEIA TAMBÉM: "Continuamos trabalhando intensamente", afirma prefeito de Venâncio Aires com relação a enchente
Duas das quatro maiores cheias do Rio Taquari nos últimos cem anos ocorreram em 2023, uma em 5 de setembro, com 29,62 metros e que deixou mais de 50 mortos, e a mais recente em 19 de novembro. Segundo as autoridades, a registrada há pouco mais de dois meses foi mais agressiva, com correnteza mais intensa. Na mais recente, também foi uma mudança no comportamento das pessoas. Houve maior conscientização da população sobre os riscos e evacuação mais rápida das residências.
Contudo, diversas famílias foram impactadas pela cheia, incluindo a de Marilene, mãe de Andressa e Vinícius de Souza. Moradores de Vila Mariante há 19 anos, eles enfrentaram duas enchentes no mesmo ano. Marilene compartilhou suas preocupações e agradeceu por ter conseguido evacuar a área a tempo, evitando maiores danos. “O susto é grande, mas dessa vez, pelo menos, eu estou aqui com meus filhos. Na outra, a gente ficou com água até o pescoço. Hoje, graças a Deus, conseguimos sair antes”, disse.
Notícias relacionadas
Feiras rurais de Santa Cruz sofrem alterações devido às festas de fim de ano
Objetivo é garantir um melhor atendimento à comunidade
Projeto Cestinha atendeu 190 alunos em 2024
Uma celebração das atividades ocorreu nesta semana
Região não apresenta pontos impróprios para banho
Primeiro levantamento da temporada 2024-2025 foi divulgado nesta sexta-feira pelo Governo do Estado
Cruzamento da Venâncio Aires com a Capitão Fernando Tatsch pode receber semáforo em breve
Local foi objeto de estudo da Administração Municipal, que apontou um alto índice de acidentes