Geral

Prefeitura firma contrato de Parceria Público-Privada para iluminação de Santa Cruz

Publicado em: 30 de outubro de 2023 às 16:28 Atualizado em: 07 de março de 2024 às 14:34
  • Por
    Emily Lara
  • Fonte
    Portal Arauto
  • compartilhe essa matéria

    Iniciativa trará mais agilidade de resposta ao cidadão, prevenção à criminalidade, eficiência energética e economia nos gastos do governo

    Na tarde desta segunda-feira (30), foi assinado o contrato entre a Prefeitura de Santa Cruz do Sul e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), para modelagem da Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública do município. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre do Palacinho.

    Leia também: Santa Cruz do Sul tem 16 pessoas acima dos 100 anos de idade

    A iniciativa tem como objetivo modernizar toda a estrutura de iluminação pública por meio de sua concessão para uma empresa que oferece alta tecnologia nos moldes de um sistema inteligente. Segundo a Administração Municipal, o projeto trará mais agilidade de resposta para o cidadão, prevenção à criminalidade, eficiência energética, economia nos gastos do governo, investimentos em ampliação de rede e tecnologia, qualidade de vida para os munícipes e proteção do meio ambiente pela redução das emissões de CO2.

    O Diretor de planejamento do BRDE, Leonardo Busatto, afirmou que Santa Cruz é um dos primeiros municípios gaúchos a estruturar uma PPP de iluminação pública. “Esta iniciativa pode trazer junto uma série de inovações como internet, sistema de telemetria para atendimento mais rápido, sistemas informatizados, ou seja, tem um conjunto grande de benefícios que ao longo dos próximos meses será definido junto com a prefeitura. Eu tenho certeza que este projeto vai melhorar a qualidade de vida dos santa-cruzenses, é só uma questão de tempo para que isso possa ser concretizado de maneira real na vida de todos”, destacou.

    O secretario de Planejamento e Governança, Everton Oltramari, ressaltou que o projeto foi pensado há três anos, e sua concretização só foi possível graças ao trabalho feito junto a Secretaria de Obras e Infraestrutura, liderada pelo secretário Edmar Hermany. “Muitas mãos fizeram parte do processo”. Ele destacou também que este é um grande avanço para Santa Cruz, pois vai modernizar todo o sistema e o município. “Uma cidade bem iluminada, por consequência mais segura, atrai empreendimentos e empresas, gera emprego e desenvolvimento. Nós estamos vivendo nesse caminho”, disse.

    A prefeita Helena Hermany ressaltou que o objetivo do governo municipal sempre foi fazer uma administração diferente, entregando mais resposta ao povo com menos dinheiro público aplicado. Segundo a chefe do executivo, esta parceria público-privada foi bem discutida e avaliada, para assim, obter um grande sucesso no projeto. “Garanto que vamos elevar, mais uma vez, Santa Cruz a outro patamar. Estamos sempre inovando para atender as exigências da nossa comunidade. Tenho certeza que este passo vai deixar todos muito satisfeitos”, comentou.

    De acordo com o vice-presidente do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior, a parceria gerará uma redução no custo da iluminação para a administração municipal e uma maior segurança a população. “Uma cidade segura traz um grande desenvolvimento econômico. Este é um grande momento para Santa Cruz do Sul”, finalizou.