Geral

Outubro Rosa: doação ou empréstimo de perucas é auxílio para mulheres que enfrentam o câncer

Publicado em: 30 de outubro de 2023 às 14:28 Atualizado em: 07 de março de 2024 às 14:34
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Foto: Freepik/Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Ação busca manter a autoestima das pacientes durante o período de tratamento

    O tratamento contra o câncer, além de exigir exames, radioterapias, quimioterapias e às vezes os dois juntos, também mexe com a autoestima e com a rotina de diversas mulheres. Enfrentar a queda de cabelo é, para muitas, um processo doloroso, mas necessário durante a busca pela cura. 

    Diante disto, uma alternativa para amenizar o desconforto e dar um "sopro" de ânimo é o uso de perucas. Para auxiliar as pacientes, algumas entidades buscam disponibilizar os acessórios. Um exemplo é a Associação de Apoio de Pessoas com Câncer (Aapecan) dos Vales, situada em Santa Cruz do Sul.

    Assessor de comunicação da entidade, Lusardo Ramos, explica que a distribuição de perucas começou por causa da demanda de mulheres em tratamento. "Algumas delas perdem os cabelos durante o tratamento e a autoestima também diminui. Sabendo disso, começamos o processo de arrecadação de mechas."

    A angariação, segundo ele, se dá através da doação por parte da comunidade. O corte pode ser realizado na cabeleireira de preferência, mas é preciso informar que o cabelo será doado para que o corte seja feito da maneira correta e possa ser utilizado pela Aapecan depois. "A perda do cabelo é perder um pouco da identidade e da autoestima feminina. Essas são algumas das palavras que ouvimos aqui na entidade quando elas nos procuram. Sabemos da importância e a psicóloga trata desse momento com elas, tanto individualmente quanto em grupos. Algumas delas também fazem a utilização de lenços, também doados pela entidade", reflete.

    Leia também: Venâncio-airense enfrenta luta diária contra o câncer: "faz dois anos que estou com câncer, ainda não tive o tempo de cura"

    Ramos destaca que a disponibilização das perucas é feita para as mulheres cadastradas na entidade. Ela podem retirar de forma gratuita e usar durante todo o tratamento contra o câncer. "Muitas delas nos devolvem quando o cabelo começa a crescer novamente, mas não é necessária a devolução. A Aapecan conta com algumas peças para as escolhas de cada uma."

    Além de fazer a doação deste item, a entidade auxilia em diversos momentos do tratamento, tanto com o atendimento assistencial quanto psicológico. Para isso, são realizados grupos semanais para conversas e oficinas especiais. Ainda durante todo o processo, o usuário recebe de forma gratuita suplemento alimentar e medicação, tudo mediante receita do médico oncologista. 

    Fios de Esperança

    A campanha, que iniciou em 2014, segue beneficiando as pacientes oncológicas que realizam tratamento no Centro de Oncologia Integrado (COI) do Hospital Ana Nery, em Santa Cruz. O atendimento ocorre em uma sala, nomeada de Banco de Perucas e Acessórios em 2015, em função da demanda. 

    Para manutenção do local, o Hospital Ana Nery conta com o auxílio das entidades que integram o Projeto Fios de Esperança: Lions Clube Santa Cruz do Sul – Centro, Liga Feminina de Combate ao Câncer de Santa Cruz e colaboradores da Casa de Saúde – bem como de doações da comunidade em geral. "Durante o ano são realizadas ações como rifas e brechós para arrecadação de verba para confecção de perucas e também auxiliam na compra de sutiãs pós cirúrgicos que são disponibilizados para mulheres que realizaram mastectomia", conta a psicóloga Michele Claas, que atua no COI.

    Confira ainda: A família como combustível para encarar a doença: "eu queria lutar para viver com meus filhos"

    "Como recebemos significativa quantidade de doações, sempre que identificamos excedente quantidade de cabelo em comparativo com necessidade de confecção de novas perucas, comunicamos ao Grupo Fios de Esperança sobre a importância de organizarmos repasse dos cabelos para instituição que esteja necessitando no momento", salienta. Além da doação de perucas, as pacientes do Hospital Ana Nery também têm acesso gratuito a lenços, turbantes, cachecóis e toucas, além de próteses externas de mama e almofada do coração, utilizada por pacientes que realizaram a mastectomia.

    "O Banco de Perucas e Acessórios disponibiliza para pacientes um local de acolhimento e escuta. Procura-se compreender a necessidade das mesmas a partir do relato individual, pois entende-se que a perda do cabelo potencializa o sofrimento diante do tratamento realizado. Identifica-se que o uso da peruca ou acessório auxilia quanto à autoestima das pacientes para enfrentamento deste momento vivenciado por elas", reforça.

    Somente neste ano, já foram realizados mais de 200 atendimentos no Banco de Perucas e Acessórios.