Grupo Arauto percorreu município que esteve entre os mais afetados pela enchente no Vale do Taquari
Passado pouco mais de um mês da enchente que devastou o Vale do Taquari, o cenário, aos poucos, vai mudando. A ajuda de voluntários nos primeiros dias possibilitou a limpeza e a destinação de itens essenciais para as famílias se manterem. Mas ao transitar pelo centro de Roca Sales, como fez o Grupo Arauto na manhã desta terça-feira (10), facilmente se nota a necessidade do momento: a reconstrução. O que acontece de forma mais lenta. Existem muitos escombros, especialmente junto à Avenida General Daltro Filho, que teve o asfalto carregado pela água em parte de sua extensão.
A secretária de Educação de Roca Sales, Liane Capalonga, agradece a todas as doações que o município vem recebendo. Em dois ginásios, atrás da Secretaria da Educação e do CRAS, acontece a distribuição de donativos nos dias úteis. São ginásios repletos de roupas, calçados e colchões, além de itens de higiene e limpeza. "Todos nós fomos atingidos. Podemos não ter sido todos atingidos pelas águas, mas fomos atingidos psicologicamente, estamos muito abalados, foi um desastre, tudo estamos precisando", reforça.
Aos poucos, a cidade retoma suas atividades. "As coisas acontecem devagar, mas estão andando. O comércio está voltando, as aulas retornaram", comenta. Mas ainda há um longo trabalho do setor de engenharia para ajudar as famílias, algumas ainda estão alojadas. "Nós vamos reconstruir, é um dia depois do outro", ressalta Liane.
Relembre: Imagens aéreas de antes e depois da enchente em Muçum chamam atenção
Notícias relacionadas
Assinados contratos para projetos de macrodrenagem em bacias de Santa Cruz
Serão beneficiados os bairros Várzea, Centro e Santo Inácio
Grupo Arauto participa do Google News Summit Brasil
Encontro realizado em São Paulo integra profissionais do país com o time Google, que apresenta novidades para o ecossistema de notícias
IFSul Venâncio Aires realiza obra para melhorar a infraestrutura
Investimento é oriundo de recurso extraordinário do período de calamidade pública
Prefeitura de Santa Cruz propõe criação de Observatório Municipal das Pessoas com Deficiência
Objetivo é promover políticas públicas efetivas através de um mapeamento de dados consolidados dos cadastros existentes no município