Político está afastado do cargo pelo período de 180 dias por determinação judicial
O prefeito afastado de Cachoeira do Sul, José Otávio Germano (PP), tinha uma pequena porção de cocaína em casa, segundo a Polícia Civil e o Ministério Público (MP-RS). Na quinta-feira (29), a residência onde o político mora foi um dos locais em que foram cumpridos mandados de busca e apreensão.
O político está afastado cautelarmente do cargo pelo período de 180 dias por determinação judicial. O MP realizou uma operação para apurar possíveis fraudes em processos de licitação no município. Além de José Otávio Germano, outros oito servidores públicos foram afastados.
Leia mais: Ministério Público do RS cumpre mandados de busca e apreensão em Cachoeira do Sul
A prefeita em exercício, Angela Schumacher Schuh (PP), disse que "o município está colaborando com as investigações" e que "pedirá acesso aos autos do processo, por meio de sua Procuradoria Jurídica, para garantir a segurança jurídica dos atos administrativos que deverão ser praticados pela Administração Pública".
Foram cumpridas ordens judiciais na sede da prefeitura e das secretarias municipais de Admnistração e Fazenda, Interior e Transportes, Meio Ambiente e Obras, além das residências de agentes públicos, como José Otávio Germano, agentes privados e empresários. Foram apreendidos documentos e equipamentos eletrônicos.
Em relação aos empresários, o MP informou que foram cumpridos mandados de proibição de exercer direta ou indiretamente qualquer atividade de natureza econômica ou financeira com o Poder Público e suspensão dos contratos firmados com o município.
"As investigações preliminares apontam que havia um ajuste entre as empresas contratadas e administradores locais no sentido de receber parcelas derivadas dessas licitações, valores esses que eram utilizados no custeio de despesas pessoais de administradores", disse o procurador-geral do MP-RS, Alexandre Saltz.
Conforme Saltz, "existem indícios muito fortes desses fatos apontados". Os documentos apreendidos serão analisados e, a partir do relatório que será feito, se decidirá por oferecer denúncia à Justiça ou não.
Notícias relacionadas
BM flagra homem cortando fios em cima de poste no Distrito Industrial
Autor confessou que pretendia queimar e vender o cobre. Na delegacia, após prestar depoimento, foi liberado
Motociclista fica ferida em acidente na BR-471
Saída de pista foi registrada por volta das 7 horas, no trecho do Distrito Industrial
Falso juiz exige motorista particular da Prefeitura de Vera Cruz
Golpista tentou se passar por magistrado em caso inusitado que vem sendo apurado pela Polícia Civil
Motorista perde o controle e caminhão cai em arroio em Vera Cruz
Acidente aconteceu na tarde desta terça-feira