Criminosos conseguem trocar o destinatário e o valor da transferência
Um novo golpe está sendo aplicado na população. Um vírus de celular com capacidade de desviar dinheiro via pix foi desenvolvido por criminosos brasileiros em dezembro de 2023, e já é a segunda fraude mais registrada na América Latina.
Mais comum em aparelhos Android, o vírus é implementado nos telefones das vítimas por meio de notificações e aplicativos falsos. Quando a pessoa instala o aplicativo, os hackers obtêm acesso aos dados sensíveis do aparelho e realizam modificações nas opções de acessibilidade.
Informações como geolocalização, contador de passos, horário e outros dados do aparelho são disponibilizados aos criminosos e, assim, eles passam a analisar as atividades da vítima e sua rotina, para determinar em quais momentos ela realiza transações bancárias. Esse procedimento funciona como uma preparação para o vírus, que, ao ser ativado, realiza alterações nas transferências Pix sem que o usuário veja.
Na fraude do Pix, os hackers conseguem trocar o destinatário e o valor da transferência. O vírus consegue acessar a etapa anterior à solicitação da senha. Entre os indícios de que o programa corrompeu o celular, estão uma tremedeira na tela e lentidão para carregar. Os estelionatários levam até 95% do saldo da conta em um único golpe.
Notícias relacionadas
Corsan trabalha para retomar abastecimento em três bairros de Santa Cruz
Profissionais trabalham em uma rede que se rompeu na Rua Felipe Spies
Mindfulness, para sair do piloto automático
Se você conhece, saiba que as vantagens da prática de mindfulness não se limitam ao universo adulto. A atenção plena ajuda as crianças a exercitarem a empatia, a calma, a controlar as próprias emoções. Ainda, favorece o autoconhecimento e estimula o desenvolvimento emocional.
Por Daiana Theisen
Torcida Organizada – Arauto News – 22/01/2025
Início do Gauchão 2025 é destaque no programa de hoje.
Abastecimento no Bairro Jardim Europa deve ser restabelecido nesta quarta-feira
Rompimento registrado na RSC-287 ocasionou a falta de água para moradores santa-cruzenses