Geral

Construção da barragem em Vera Cruz deve iniciar em 30 dias

Publicado em: 18 de agosto de 2023 às 10:36 Atualizado em: 08 de março de 2024 às 12:04
  • Por
    Carolina Sehnem Almeida
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Carolina Almeida/ Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Ações vão envolver limpeza da área, com a retirada da vegetação, e construção da taipa

    A paisagem se transforma na área de 16 hectares, em Linha Andréas, mais precisamente no corredor conhecido como Batataloch, no interior de Vera Cruz, onde será construída a taipa para a barragem que vai garantir água para os momentos mais críticos, como nos sucessivos verões de estiagem.

    Depois da sondagem do solo, da licença ambiental emitida pelo Departamento Municipal do Meio Ambiente (DEMA), pela autorização aos antigos proprietários das terras para a remoção da vegetação, na última semana de sol a Prefeitura deu seguimento aos trabalhos. As máquinas trabalhavam no local fazendo a remoção de vegetação e limpeza da área. A expectativa do prefeito, Gilson Becker, se as condições do clima permitirem, é dar início à construção do barramento em 30 dias.

    Relembre: Barragem de Vera Cruz será construída em área de 16 hectares

    Becker explica que a presença do engenheiro responsável, nesta última sondagem do solo, se faz necessária para dar início à obra propriamente dita. Todo este trabalho aconteceu em consonância nesta última semana. Enquanto é feita a remoção da vegetação na área de alague do barramento, o engenheiro realiza presencialmente os apontamentos necessários na topografia, assinalando se é preciso a escavação até se encontrar o solo adequado para a construção do barramento.

    Por isso a importância da sondagem, acrescenta o Prefeito, que está se cercando do máximo de dados técnicos para começar a obra com segurança. Mas Becker confirma que os serviços executados nesta semana – a limpeza, com o corte e remoção da vegetação – e análise de solo é a última etapa antes da construção do barramento. Com o corte das árvores naquele espaço para a barragem, a Prefeitura adquiriu outra área em Linha Floresta, tendo sido destinada para esta compensação ambiental.

    Leia maisÁrea que vai sediar barragem recebe sondagem do solo