Esportes

Santa Cruz do Sul é berço de grandes tenistas

Publicado em: 08 de junho de 2023 às 13:36 Atualizado em: 08 de março de 2024 às 16:31
  • Por
    Guilherme Bender
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • compartilhe essa matéria

    Com grandes nomes, Brasil tem se destacado cada vez mais no tênis e a Terra da Oktoberfest não tem ficado de fora

    Hoje, 9 de junho, se comemora o Dia do Tenista. Praticantes de um esporte por vezes subestimado, mas que exige grande resistência física, agilidade, força, inteligência e algo que se destaca dos demais: fair play. No Tênis Clube em Santa Cruz do Sul, as ecoantes raquetes têm cada vez mais destaque entre a juventude, crescimento que tem refletido em grandes resultados.

    Multidisciplinar

    Há dois tipos de treinamento para os alunos, as da equipe de competição e a escolinha, para crianças que querem aprender a jogar e ainda estão no início.

    Para os principiantes, os treinos ocorrem todos os dias, das 10h às 12h e da 13h30min às 14h30min, todos os dias, incluindo aos sábados, quando ocorre das 9h às 11h.

    A equipe competitiva, formada por cerca de 35 atletas, por outro lado, possui treino às tardes e de forma direta, das 13h30min às 17h, todos os dias. São três professores, um preparador físico e um profissional de footworking, que se especializa no trabalho de pés dos alunos. Além disso, a questão da saúde mental dos tenistas também é considerada, e as crianças possuem acompanhamento psicológico  semanal junto a um profissional da área. “Com tudo isso, o Clube tem se destacado no Estado. Já é uma organização antiga, a primeira de Tênis no interior do Rio Grande do Sul. Foi o primeiro a surgir fora de Porto Alegre”, explicou o Gerente de Esportes do Tênis Clube, Joilson Cardoso de Freitas. “Temos atletas que estão no top 5 do Estado em várias categorias, outros que se destacam pelo Brasil. No final do mês, três deles vão competir nacionalmente em Itajaí, Santa Catarina”, frisou.

    A tendência, contudo, é recente. Dois anos atrás, através de investimentos do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), foi possível a aquisição de material humano e estrutural, além de recursos para viagens e demais despesas.

    Conforme destaca Joilson, além da formação de atletas, o foco e a diretriz da organização é formar cidadãos. “Disponibilizamos oportunidades iguais para todos. Não diferenciamos quem vai bem de quem vai mal. O resultado é a conclusão do projeto, mas a educação é o nosso norte. O tênis, que é um esporte de muito fair play, proporciona isso."

    Olímpiadas?

    Recentemente, a tenista brasileira Bia Haddad tem empilhado conquistas e quebrado tabus que persistiam há muitas décadas na história do esporte no país, com grandes desempenhos em vários Grand Slams.

    Contudo, fatos como estes estão cada vez mais próximos de se repetirem e podem, talvez, carregar além da bandeira brasileira, a de Santa Cruz do Sul. “O projeto da CBC, a qual fazemos parte, trabalha com formação de atletas. Trabalhamos com ciclo olímpico, que dura quatro anos. São sementes que plantamos que colhemos no futuro. Temos tenistas aqui com 14, 16 anos com grandes destaques, que podem participar destas competições”, salientou o coordenador.

    O Tênis Clube foi campeão em 2021 do Circuito Gaúcho de Tênis nas equipes do interior. Com 13 etapas, o grupo ainda foi vice na categoria geral, atrás apenas de uma equipe da capital.

    Conforme detalha o presidente do clube, Álvaro Fontoura, o sucesso depende de alguns pilares fundamentais. “Atletas, professores, diretoria, família e  patrocinadores, todos contribuem neste processo. Temos o apoio de grandes empresas do município, como a Gasima, Radson, Miller, Belfaactus J.O Equipamentos, Bock Incorporadora e a Santa Mídia,  que contam com a credibilidade alcançada pela nossa centenária instituição”, conta. “Com esse apoio e com a dedicação dos meus parceiros do projeto, Moisés Pfaffenseller e Carina Bischoff, estamos conseguindo montar um time competitivo e uma base sólida de educação por intermédio do esporte”, complementa o presidente.