Política

Lago artificial e cruz panorâmica: Vereador quer impulsionar turismo religioso em Venâncio Aires

Publicado em: 26 de abril de 2023 às 11:18 Atualizado em: 13 de março de 2024 às 11:46
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Foto: Benildo Soares/Reprodução/Redes Sociais
    compartilhe essa matéria

    Construções seriam feitas na região de Linha Grão-Pará e investimento seria feito através de emendas parlamentares

    O vereador Benildo Soares (Republicanos) divulgou recentemente, através das redes sociais, um projeto para a área de turismo em Venâncio Aires. O objetivo do parlamentar é construir um lago artificial, em formato de cuia, ao lado esquerdo do acesso Grão-Pará, e uma cruz panorâmica com 50 metros de altura no morro em frente ao Piquete Machry. A estaria voltada para a cidade, em frente ao lago.

    De acordo com o parlamentar, o lago seria a solução para a Companhia Rio-grandense de abastecimento (Corsan) reservar água para garantir o abastecimento no município nos períodos de estiagem. Já a cruz panorâmica, além de embelezar o espaço, seria uma forma de atrair turismo e garantir uma vista de Venâncio Aires, Lajeado e, até mesmo, Santa Clara do Sul. "Para quem conhece a região, o local, é lindo. É um projeto muito bonito e espero que a comunidade abrace este projeto, porque assim vamos crescer o município." 

    Soares explica que o projeto estaria dentro do chamado "turismo religioso". Segundo ele, é importante que o município pense e fortaleça a criação "do corredor turístico religioso. Tem gente que não entende, mas é a bola da vez para quem está acompanhando e Venâncio Aires não pode ficar fora disso", reforça.

    O vereador destaca que o setor de turismo na Capital do Chimarrão está abandonado há 40 anos. Além disso, salienta que os investimentos feitos são pequenos e não geram o destaque e desenvolvimento que o município merece e pode ter. "É uma área que está esquecida. Estão fazendo projetos, mas eles são pequenos. Já este projeto, se sair do papel, porque eu vou correr atrás, é para crescer Venâncio e a comunidade, trazer turismo e competir com as outras cidades do Vale do Rio Pardo e do Taquari."

    Para Soares, o investimento nas obras, mesmo sem um levantamento prévio de quanto custaria, seria feito através de emendas parlamentares. Segundo ele, é preciso apresentar um projeto consistente e bem fundamentado aos deputados em Brasília, além de haver um envolvimento forte por parte da Administração Municipal. O parlamentar, que está na Capital Federal, onde participa da Marcha dos Vereadores, confirmou que apresentará o projeto e tentará garantir algum repasse financeiro para a execução.

    Além de Soares, os vereadores Claudete Cittolin (PSD), Luciana Scheibler (PDT), André Puthin (MDB), Clécio Espíndola (Mais Brasil) e Ana Cláudia (PDT) participam do evento em Brasília.