Construções seriam feitas na região de Linha Grão-Pará e investimento seria feito através de emendas parlamentares
O vereador Benildo Soares (Republicanos) divulgou recentemente, através das redes sociais, um projeto para a área de turismo em Venâncio Aires. O objetivo do parlamentar é construir um lago artificial, em formato de cuia, ao lado esquerdo do acesso Grão-Pará, e uma cruz panorâmica com 50 metros de altura no morro em frente ao Piquete Machry. A estaria voltada para a cidade, em frente ao lago.
De acordo com o parlamentar, o lago seria a solução para a Companhia Rio-grandense de abastecimento (Corsan) reservar água para garantir o abastecimento no município nos períodos de estiagem. Já a cruz panorâmica, além de embelezar o espaço, seria uma forma de atrair turismo e garantir uma vista de Venâncio Aires, Lajeado e, até mesmo, Santa Clara do Sul. "Para quem conhece a região, o local, é lindo. É um projeto muito bonito e espero que a comunidade abrace este projeto, porque assim vamos crescer o município."
Soares explica que o projeto estaria dentro do chamado "turismo religioso". Segundo ele, é importante que o município pense e fortaleça a criação "do corredor turístico religioso. Tem gente que não entende, mas é a bola da vez para quem está acompanhando e Venâncio Aires não pode ficar fora disso", reforça.
O vereador destaca que o setor de turismo na Capital do Chimarrão está abandonado há 40 anos. Além disso, salienta que os investimentos feitos são pequenos e não geram o destaque e desenvolvimento que o município merece e pode ter. "É uma área que está esquecida. Estão fazendo projetos, mas eles são pequenos. Já este projeto, se sair do papel, porque eu vou correr atrás, é para crescer Venâncio e a comunidade, trazer turismo e competir com as outras cidades do Vale do Rio Pardo e do Taquari."
Para Soares, o investimento nas obras, mesmo sem um levantamento prévio de quanto custaria, seria feito através de emendas parlamentares. Segundo ele, é preciso apresentar um projeto consistente e bem fundamentado aos deputados em Brasília, além de haver um envolvimento forte por parte da Administração Municipal. O parlamentar, que está na Capital Federal, onde participa da Marcha dos Vereadores, confirmou que apresentará o projeto e tentará garantir algum repasse financeiro para a execução.
Além de Soares, os vereadores Claudete Cittolin (PSD), Luciana Scheibler (PDT), André Puthin (MDB), Clécio Espíndola (Mais Brasil) e Ana Cláudia (PDT) participam do evento em Brasília.
Notícias relacionadas
Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos
Prevalece posição do relator de que itens fazem parte da cultura
Oito novos projetos ingressam na pauta do Legislativo desta segunda
Após a reunião ordinária, ocorre uma reunião solene, com início às 19h30min
Vereador propõe a criação de escolas bilíngues em Santa Cruz
Proposta é de Rodrigo Rabuske, do Partido Liberal
“Impressiona a capacidade de investimento dos chineses”, destaca Airton Artus
Primeira visita da comitiva gaúcha na China foi às gigantes em tecnologia Huawei e BYD