Projeto foi divulgado pela prefeitura municipal e prevê a construção de um prédio de cinco pavimentos
A prefeitura de Venâncio Aires divulgou, no dia 27 de janeiro, o projeto das novas câmaras mortuárias do município. A estrutura existe hoje está interditada desde janeiro do ano passado, devido a rachaduras nos ambientes internos. Um laudo técnico de engenheiros do Hospital São Sebastião Mártir, responsável pelas capelas, constatou o risco iminente de desabamento.
Leia também: Prefeitura confirma construção das capelas mortuárias e preparação para prédio de cinco andares
Conforme apresentado pela Administração Municipal, a nova construção vai ter cinco pavimentos, e será erguida no mesmo local, no cruzamento das Ruas Jacob Becker e Visconde do Rio Branco.
No primeiro andar ficarão as capelas mortuárias. O segundo pavimento será destinado para a extensão da emergência e ambulatório de especialidades do Hospital São Sebastião Mártir e os demais serão para a Casa de Saúde, podendo, inclusive, firmar parcerias com parceiros privados.
Engenheiro do município, Marco Aurélio Holtz, diz que a entrada das capelas, hoje realizada pela Rua Jacob Becker, muda para a Visconde do Rio Branco. "O acesso vai ser feito por uma porta de entrada, também pensando na acessibilidade e nos dias de chuva, para que o carro funerário possa ter acesso e buque o caixão na porta principal."
Na lateral, uma porta totalmente independente dará acesso aos demais pavimentos, sem interferir nas capelas mortuárias. O projeto já apresenta a previsão de construção de elevador.
Conforme Holtz, serão duas câmaras mortuárias, que podem se transformar em três conforme a necessidade. "A sala maior, tem cerca de 75 metros quadrados, e pode virar duas salas menores com a utilização de uma divisória leve, de madeira", destaca.
Cada uma das salas mortuárias tem uma comunicação externa com a sala de preparação de corpos. Além disso, há copa e banheiro para sala. "Nosso principal objetivo neste projeto foi reunir conforto junto com funcionalidade para a população que for utilizar este espaço", afirma.
O custo da obra, que será pago pela Prefeitura, está estimado entre R$ 600 mil e R$ 700 mil. O prefeito ainda adiantou que deve buscar valores com o governo do Estado, ao longo de 2023, para dar continuidade na obra.
Notícias relacionadas
Rotaract Clubs integram jovens em Olimpíada Distrital
Inspirado na tradição gincaneira de Vera Cruz, evento reuniu cerca de 70 jovens de diversas localidades do Rio Grande do Sul
Assinados contratos para projetos de macrodrenagem em bacias de Santa Cruz
Serão beneficiados os bairros Várzea, Centro e Santo Inácio
Grupo Arauto participa do Google News Summit Brasil
Encontro realizado em São Paulo integra profissionais do país com o time Google, que apresenta novidades para o ecossistema de notícias
IFSul Venâncio Aires realiza obra para melhorar a infraestrutura
Investimento é oriundo de recurso extraordinário do período de calamidade pública