Administração também intensifica medidas para economia de água
Acompanhando a baixa do nível do Arroio Castelhano e as dificuldades de captação de água por parte da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), a Administração de Venâncio Aires emitiu no final da tarde dessa segunda-feira (9), um decreto de Situação de Emergência.
Paralelo a isso, durante todo o dia, secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil Municipal orientaram arrozeiros e a população em geral para a necessidade de economia de água no município. O objetivo é evitar o desperdício para impedir o desabastecimento nas torneiras.
Com chuvas irregulares e calor excessivo, a prefeitura orienta a população a evitar o desperdício de água. Proprietários de lavouras de arroz do município foram visitados para, temporariamente, não retirarem água do arroio Castelhano.
“Na tarde desta segunda-feira, as máquinas interromperam a captação de água no Castelhano devido ao nível crítico do arroio. Estamos aguardando melhorar para voltar a trabalhar nas próximas horas”, informa o gerente local da Corsan, Ilmor Döhr.
O prefeito Jarbas da Rosa lembra que, nesta época, no último ano, já havia decreto de emergência e racionamento em vigor. “Para evitar medidas mais drásticas de racionamento é que estamos pedindo a colaboração de todos e o cuidado para o uso consciente da água”, destaca.
Desde o mês de novembro, a Administração Municipal abastece o interior do município, diariamente, com dois caminhões-pipa e pode iniciar o terceiro veículo nos próximos dias. Além disso, mais de 50 caixas d´água já foram distribuídas para famílias carentes armazenarem água e 200 açudes construídos no interior para atendimento aos animais.
Administração em alerta com a Corsan
Paralelamente as ações de para economia de água, a prefeitura de Venâncio Aires acompanha os problemas no abastecimento, como a coloração da água e o mau cheiro.
Depois de ter multado a Corsan no último episódio de desabastecimento de água, o município cobra a apresentação do projeto previsto em contrato para uma fonte alternativa de captação e reservatório de água para Venâncio Aires.
O prazo final de apresentação do projeto técnico definitivo encerra no primeiro semestre de 2023.
Notícias relacionadas
O que o tempo não pode apagar
E eu te pergunto: precisamos mesmo apagar o passado para abraçar o futuro?
Chegou o circo
Em determinado momento um dos touros avançou com fúria e conseguiu quebrar a cerca, ficando metade para dentro e metade para fora, enquanto o palhaço mordia em seu rabo
Por Moacir Leopoldo Haeser
Projeto do estacionamento subterrâneo na Praça Getúlio Vargas deve ser concluído em seis meses
Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, o prefeito Sérgio Moraes falou sobre a obra; leia detalhes
Municipalizar ou não municipalizar: eis a questão
Faz sentido assumir uma responsabilidade que caberia ao governo federal?