Esportes

Torcedor solitário, Tiago Rech vai acompanhar abertura da Copa no Catar

Publicado em: 18 de novembro de 2022 às 10:42 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 12:00
  • Por
    Ricardo Luis Gais
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Arquivo Pessoal
    compartilhe essa matéria

    Integrante do Movimento Verde Amarelo, santa-cruzense vai viver de perto o maior evento de futebol do mundo

    A Copa do Mundo 2022 inicia neste domingo (20) no Catar, país do Oriente Médio. Mas para o Torcedor Solitário, Tiago Rech, a Copa iniciou muito antes, quando um e-mail, em setembro deste ano, convidando para a abertura do maior evento de futebol chegou ao conhecimento dele.

    O santa-cruzense ficou conhecido no país e até no mundo por ser o único torcedor do Futebol Clube Santa Cruz em uma partida contra o Grêmio em 2012, no Estádio Olímpico. Agora, após 10 anos, Tiago vive um dos momentos mais especiais e eufóricos na sua vida através do futebol: acompanhar de perto uma Copa do Mundo fora do país.

    Em entrevista ao Portal Arauto, Tiago contou que foi convidado pela Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) para participar da abertura neste domingo, entre Catar e Equador, com torcedores de diversas partes do mundo “Esse convite veio através da minha história no futebol, sendo conhecido como Torcedor Solitário, me tornei presidente e conquistamos duas taças; isso realmente foi marcante pra mim e, é uma honra ter esses acontecimentos valorizados”, disse.

    Após tomar conhecimento do convite, Tiago se associou ao Movimento Brasil Verde e Amarelo, formado por torcedores da Seleção Brasileira que acompanham os jogos. “Cerca de três mil pessoas devem estar lá torcendo pelo Brasil com muita música e bandeiras.”

    Diretor de Relações Institucionais na Prefeitura de Santa Cruz, Tiago, de férias, vai ficar 20 dias no país árabe. O voo de ida ocorreu nessa quinta-feira (17) de Porto Alegre a São Paulo e, de lá, um voo direto de 14 horas até a capital Doha. “O jogo de abertura é domingo, às 18 horas da tarde de lá.” No horário de Brasília, o jogo será às 13h. “Comprei ingressos para assistir alguns jogos, mas ainda não consegui pro jogo do Brasil, mas estou atento para ver se consigo ainda”.

    No Catar, com o movimento Verde e Amarelo, Tiago e outros torcedores brasileiros irão acompanhar os treinos da seleção, realizar caminhadas e, sem dúvidas, pintar o Catar das cores do Brasil na busca pelo Hexa da Seleção. “Estou acompanhando notícias de lá, vendo quais são as restrições e recomendações”, frisou. Para ele, o momento é difícil de descrever.  “A ficha vai cair quando eu estiver lá”. 

    Tiago já teve uma experiência em Copa do Mundo, no ano de 2014 no Brasil. “Quando teve jogos em Porto Alegre pude acompanhar três, e foi uma sensação fantástica estar no meio de outras torcidas, realmente o clima é diferente”, lembrou.

    Junto para o Catar, vão algumas camisetas do FC Santa Cruz. “Vou apresentar o Galo para muitas pessoas, e também vou usar a camiseta lá para mostrar o Santa Cruz ao mundo”.

    No final da entrevista, Tiago pontou o que deve encontrar no Catar: uma cidade futurística e muito desenvolvida. “Ao contrário do Brasil, lá observamos obras prontas, os estádios foram finalizados com um ano de antecedência, foi criado uma rede de metrô, transporte público, uma série de coisas, o que vai possibilitar estar em diversos lugares por ser tudo próximo. E conhecer essas novas culturas é sempre um novo aprendizado pra vida”, finalizou.

    Leia também: História de Tiago Rech, o “torcedor solitário”, vai virar filme