Esportes

Como o Guarani ajudou a dar o pontapé no início da carreira de Tite como treinador

Publicado em: 08 de novembro de 2022 às 10:20 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 11:41
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Lucas Figueiredo/CBF
    compartilhe essa matéria

    Depois da convocação para a Copa do Mundo do Catar, o futebol domina as rodas de conversa

    Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e os municípios vizinhos respiram futebol. Além dos clubes amadores, que movimentam as comunidades nos finais de semana, Avenida, Santa Cruz e Guarani fazem bonito em competições estaduais e nacionais. Depois da convocação dos atletas que devem representar o Brasil na Copa do Mundo do Catar, os temas que envolvem a paixão nacional dominam as rodas de conversa. O que poucos sabem é que um time da região é responsável por ter colaborado para o início da caminhada de Tite como treinador.

    Antes de pensar em comandar equipes fora das quatro linhas, Adenor Leonardo Bachi começou a carreira como volante no Caxias em 1978, subindo para os profissionais em 1982. Em 1984, o filho do meio de Ivone Mazochi e Genor Bachi foi para Portuguesa, disputando 18 jogos e marcando cinco gols no Campeonato Brasileiro. No segundo semestre do ano, foi para o Guarani de Campinas, onde, ao lado dos colegas, foi vice-campeão do Brasileirão de 1986 e conquistou o título no ano seguinte.

    Tite foi obrigado a encerrar prematuramente a carreira, com apenas 28 anos de idade, em 1989, por conta das lesões nos joelhos, inclusive com ruptura de ligamento. Ao deixa de lado os gramados, Adenor abriu uma loja de materiais esportivos em Bento Gonçalves e passou a atuar como empresário. Meses mais tarde, em 1990, recebeu a visita do presidente do Guarany de Garibaldi, Gilberto Piva. Na época, o gestor convidou o ex-volante para a voltar a jogar, dentro das possibilidades, e, como era graduado em Educação Física, a contribuir na preparação física.

    Foram poucas partidas em Garibaldi e Tite sentia muitas dores. Durante a temporada, Celso Freitas, que era o treinador, assumiu o Guarani de Venâncio Aires. O time da Capital do Chimarrão havia reforçado o grupo e contava com atletas de renome regional e estadual, como o veterano Bolívar, pai do ex-zagueiro colorado. Com a saída, Tite teve a primeira oportunidade de desenvolver a atividade que, anos mais tarde, colocaria o nome dele na capa de praticamente todos os jornais brasileiros.