Esportes

Avenida vê a permanência na elite como principal objetivo para a disputa do Gauchão 2023

Publicado em: 27 de outubro de 2022 às 14:31 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 11:17
  • Por
    Nícolas da Silva
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Vice-presidente do clube, Guilherme Eich projetou a próxima temporada do Periquito

    O Esporte Clube Avenida, após ter conquistado o vice campeonato da Série A2 do Gauchão 2022 em julho, disputando a final contra o Esportivo, de Bento Gonçalves, já se prepara para a disputa da próxima temporada. O clube santa-cruzense disputará o Gauchão 2023 após ficar desde 2019 fora da elite do futebol gaúcho.

    Pré-temporada

    De acordo com o vice-presidente do clube, Guilherme Eich, a data para início da preparação já está estipulada. "A princípio iniciaremos em 1º de dezembro. Ainda não tivemos o congresso técnico da competição, porém não havendo alteração nas datas pré-estabelecidas do Gauchão, iniciaremos nesta data". Um dos principais pontos da preparação é a disputa de amistosos, segundo o dirigente. "Eles são muito importantes na fase de pré-temporada. Devemos fazer de três a quatro amistosos e mais um jogo treino inicial para chegarmos no melhor nível de preparação na competição", explica.

    O vice-presidente explicou a contratação do diretor executivo de futebol Rafael Farias, que chegou em setembro para assumir a montagem do elenco para 2023. "A contratação se fez necessária pois por muitos anos acumulei cargo político e executivo dentro do clube, porém desde o ano passado não venho conseguindo por diversas demandas profissionais. Não há como disputar uma competição como o Gauchão sem alguém que esteja diariamente comandando o dia-a-dia do clube. E também foi obviamente pela capacidade de acompanhamento de mercado para a formação de um grupo forte", salienta.

    Montagem do elenco 

    Para Eich, a formação do elenco para 2023 passa por um processo racional, sem que a emoção do acesso desse ano interfira nas escolhas. "A permanência de elenco tem que ser tratada com muito cuidado, buscando ser o mais racional possível. É a forma que eu julgo mais correta para tratar desse assunto, até para não tomar nenhuma decisão com influência da emoção. Posso dizer que alguns jogadores vão permanecer, mas não boa parte do elenco. Vão permanecer alguns atletas de situações pontuais que vão nos dar uma base de início de formulação de grupo, mas teremos muitas novidades para a próxima temporada", afirma.

    Permanência na elite como primeiro objetivo

    Voltando novamente à elite do futebol gaúcho, o Avenida busca, como primeiro objetivo, se manter na primeira divisão também para 2024. Alcançando isso, de acordo com Guilherme, o Periquito tem condições de sonhar com objetivos maiores dentro da competição. "Qualquer competição que se entra é com o objetivo de fazer a melhor campanha possível, e conosco não é diferente. É inegável que colocar a permanência na Série A como primeira meta em um cenário de Gauchão é indiscutível, até por se tratar de uma competição curta, de extrema dificuldade e de um nível alto, com a maioria de seus clubes já consolidadas há um bom tempo na primeira divisão. O Avenida é um recém chegado, então terá algumas fragilidades que outras equipes já não carregam, e é preciso superar isso. O primeiro objetivo do Avenida é permanecer, mas não é só isso que a gente visa. Acredito que, quando superado isso, vem um segundo objetivo a ser alcançado, que é a colocação entre as quatro primeiras equipes. Brigaremos com unhas e dentes para fazer a melhor competição possível, mas o primeiro objetivo, que já é extremamente difícil, é de buscar a permanência", informa.

    Um dos maiores momentos da história do clube aconteceu em fevereiro de 2019, quando o Avenida passou da primeira fase da Copa do Brasil e enfrentou o Corinthians, jogando em São Paulo. A vaga para disputar a competição nacional só foi possível graças à ótima campanha no Gauchão 2018, em que o clube chegou até a fase semifinal. A diretoria dá grande importância para a conquista de uma vaga em competições nacionais novamente. "Das 12 equipes que disputam o campeonato, nove delas conquistam vagas para competições nacionais. Atingindo o primeiro objetivo, que é o de permanência, ficaremos muito próximo de atingir esse feito, pois apenas o primeiro clube fora da zona de rebaixamento fica sem vaga para competições nacionais", conclui.