Geral

Profissionais da saúde se mobilizam contra suspensão do piso salarial da categoria

Publicado em: 07 de setembro de 2022 às 13:09 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 09:21
  • Por
    Kethlin Nadine Meurer
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Kethlin Meurer/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Técnicos e enfermeiros percorreram principais ruas de Santa Cruz em forma de protesto

    Dezenas de profissionais da saúde estiveram mobilizados no início da tarde desta quarta-feira (7) em Santa Cruz do Sul. Com concentração em frente à Catedral São João Batista, enfermeiros e técnicos em enfermagem protestaram contra a suspensão do piso salarial da categoria. O piso salarial da enfermagem no valor de R$ 4.750 começaria a ser pago nessa segunda-feira (5), mas foi suspenso após uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, devido ao impacto financeiro que traria nas instituições de saúde.

    Com cartazes, faixas e vestindo camisetas na cor preta, os profissionais percorreram as principais ruas do centro de Santa Cruz. Em Venâncio Aires um ato parecido foi realizado, mas ocorreu na manhã desta quarta. 

    De acordo com o secretário do Sindisaúde, Luís Queiroz, o movimento, ordeiro e pacífico, busca coroar o trabalho dos hospitais na busca por recursos. "A manifestação é devido à atitude do STF em adiar por 60 dias o piso da enfermagem. No nosso entendimento, o piso deveria ser imediatamente aplicado e tanto o Congresso quanto o Senado já deveriam há tempo ter se mobilizado para isso, vendo o lado financeiro para que agora a gente não precisasse estar correndo atrás disso", destaca. 

    Ainda conforme Queiroz, os sindicatos sempre foram parceiros dos hospitais na hora de captar recursos: "Nós entendemos que para o profissional ser melhor remunerado, o hospital também precisa ter uma saúde financeira. O protesto não é, de forma alguma, contra nenhum hospital, mas contra o não cumprimento do piso pela falta de recursos para que isso aconteça". Ele também destaca que se for necessário mais mobilizações serão realizadas em Santa Cruz e região.