Esportes

Ciclista santa-cruzense alcança quinto lugar em primeira Copa Internacional

Publicado em: 08 de agosto de 2022 às 20:41 Atualizado em: 04 de março de 2024 às 08:21
  • Por
    Ricardo Luis Gais
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Arquivo Pessoal
    compartilhe essa matéria

    Tales Soares competiu na categoria XCO no último fim de semana, em São Paulo

    O último fim de semana foi de grandes emoções e desafios para o ciclista santa-cruzense, Tales Soares, que disputou a Copa Internacional de MTB (Michelin de Mountain Bike) na cidade de Taubaté em São Paulo. Nas provas que ocorreram na sexta-feira (5) e domingo (7), ele alcançou a sétima colocação na categoria XCC e o quinto lugar na XCO. A competição internacional pontua para o ranking nacional e internacional da categoria Júnior (Junior Series).

    No evento, Tales teve a experiência de poder competir ao lado de pessoas de vários locais do mundo. “Eu nunca participei de uma competição de nível internacional, só nacional. Estive ao lado de ciclistas suíços, chilenos e os melhores do Brasil. Consegui me sair bem nas provas", avaliou.

    Tales frisou que se trata de uma prova “explosiva”, já que o percurso é curto, cerca de 2 quilômetros, com várias voltas até fechar 18 minutos mais uma volta. “Consegui a sétima colocação. A prova é bem disputada e, em São Paulo estava um ar muito seco”.

    Já na categoria XCO, disputada no domingo, o trajeto era uma prova de 4 quilômetros. “Minha categoria era quatro voltas, deu um pouco mais de uma hora de prova. Larguei bem, fiquei entre os 10 primeiros na primeira subida e cai  pra 18ª colocação devido a um problema mecânico mas ao longo da prova me recuperei e fiquei em quinto lugar”, contou Tales.

    Ele destacou que essa prova tem um trajeto com subidas íngremes e decidas que exigem técnicas de pilotagem. “São pistas bem técnicas e ao longo da prova recuperei posições.”. Ele pontua que a experiência de competir em um prova internacional foi de suma importância. “A experiência que valeu. Agradeço aos que me ajudaram a conseguir correr, fizemos uma janta para arrecadar valores e poder competir”.

    Agora o jovem já pensa nas próximas provas que vão acontecer em setembro. No dia  4, vai ocorrer a etapa única do XCO que vai definir o campeão gaúcho de XCO em Pelotas. No dia 25, em Congonhas, São Paulo, ocorre outra Copa Internacional. “Acredito que vou estar mais preparado. Agora é continuar focado nos treinos para essas competições”, finalizou Tales.