Política

Bruna Molz sugere legislação para trocar veículos de tração animal por bicicletas triciclos

Publicado em: 05 de junho de 2022 às 11:57 Atualizado em: 03 de março de 2024 às 20:31
  • Por
    Ricardo Luis Gais
  • Fonte
    Assessoria de comunicação
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Programa terá um amparo econômico no valor de R$ 300 mensais pelo prazo de seis meses

    A vereadora Bruna Molz (Republicanos) está entrando com expediente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, na qual sugere que o município adote um Programa de Retirada de Circulação dos Veículos de Tração Animal, Inclusão Produtiva e Desenvolvimento Socioambiental.

    Bruna, que esta semana visitou o município de Canoas, a convite do vereador Cris Moraes, salienta que o objetivo do programa será o de acabar com os maus-tratos a cavalos. “Recentemente nos deparamos com uma cena horrível de um eqüino caído em uma sanga totalmente debilitado. Possivelmente, passou a vida sendo usado para puxar carroças e quando não era mais 'útil' para o trabalho, foi largado à própria sorte infelizmente vindo a perder a vida”.

    Segundo Bruna Molz, a iniciativa proposta conta também com a implementação de ações para que os recicladores criem e participem de cooperativas, por meio de qualificação profissional dos condutores cadastrados. A idéia é oportunizar aos condutores a inserção em programas sociais de amparo econômico, bem como o recebimento de triciclo com carreta para utilização na coleta e no transporte de materiais recicláveis e serviços de jardinagem.

    O programa terá um amparo econômico no valor de R$ 300 mensais pelo prazo de seis meses, prorrogável por mais meio ano, além da destinação neste período, de uma cesta básica e de 20 passagens de ônibus, a título de auxílio-transporte, condicionados a matricula em cursos profissionalizantes.

    “A substituição dos Veículos de Tração Animal – VTAs por triciclos com carreta visa liberar os animais e uma vida digna para estes seres, em consonância com a política pública para animais implementada no município”, cita Bruna Molz. Além disso, melhora a qualidade de vida dos condutores, melhorando sua autoestima, garantindo a cidadania e a inclusão social.