Regra libera cidade sem o registro de mortes ou hospitalização nos últimos 14 dias
O governo do Estado divulgou ontem o mapa preliminar da 42ª rodada do Distanciamento Controlado, que apresentou recorde de bandeiras pretas, que indicam altíssimo risco para esgotamento da capacidade hospitalar e velocidade de disseminação do vírus.
No entanto, alguns municípios ficam isentos dos protocolos de bandeira preta e podem adotar a bandeira vermelha, porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias. As prefeituras precisam, porém, criar um regulamento local.
De acordo com o mapa divulgado ontem, 316 dos 497 municípios do Estado estão classificados em bandeira preta, somando 7,7 milhões de habitantes, o que corresponde a 68,4% dos 11,3 milhões de gaúchos.
LEIA TAMBÉM: Regiões em bandeira preta no Distanciamento Controlado: veja o que muda
Dos 316, 140 municípios podem adotar protocolos os protocolos da bandeira vermelha. Isso representa 563,8 mil habitantes ou 5% da população gaúcha. O mesmo vale para os 78 municípios classificados em bandeira vermelha que cumprem a Regra 0-0 e, portanto, podem adotar protocolos de laranja.
No Vale do Rio Pardo apenas três municípios se enquadram na modalidade. É o caso de Mato Leitão, Vale Verde e Gramado Xavier.
Notícias relacionadas
Vereador propõe Dia Gospel na Oktoberfest
Edson Azeredo explica que a programação contaria com um show voltado a esse público
Faça a sua lista
Listas são importantes no dia a dia. Você faz para o mercado, para as tarefas do trabalho, dos lugares que quer conhecer e tantas outras. Dá para fazer lista pra tudo. Aqui neste texto, uma dica de leitura e uma lista, claro, que espero que você goste.
Por Daiana Theisen
Jornada Nem Tão Doce Lar inicia com momento de formação
Objetivo é disseminar informação de como buscar ajuda, e também aprender a reconhecer as diversas formas de violência
Leandro Vernier assume presidência da Assemp para Gestão 2025/2026
Eleição da nova diretoria, por aclamação, ocorreu na noite dessa segunda-feira, em Santa Cruz