Ideia é possibilitar uma alternativa para as pessoas que vivem da coleta de materiais recicláveis
A vereadora Bruna Molz (Republicanos) ingressou com expediente na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul na qual indica que o município celebre um convênio com empresas públicas ou privadas e cooperativas de reciclagem de lixo, para adquirir as bicicletas conhecidas como Ciclolix.
Segundo a vereadora, que é defensora da causa animal, tendo em vista que a lei que cria o Programa de Redução Gradativa do Número de Veículos de Tração Animal, e proíbe a partir do dia 10 de outubro deste ano a circulação de carroças no centro da cidade, a ideia é possibilitar uma alternativa para as pessoas que vivem da coleta de materiais recicláveis. Além disso, conforme Molz, a medida irá resguardar a saúde e o bem-estar dos animais que sofrem com esse tipo de trabalho, já que nos bairros o prazo é de nove anos a contar vigência da lei. “Temos como exemplo o município de Canoas que lançou o projeto “Bikeco” que integra o programa Canoas Sem Carroças. A Coopcamate recebeu dez bicicletas ecológicas acopladas em gaiolas onde serão armazenados os resíduos recicláveis coletados no município”, cita.
Outro exemplo, segundo ela é a cidade de Maceió, que distribuiu Ciclolix para os catadores de lixo, o qual carrega até 450 quilos e acompanha estepe, bomba de pneu, amassador de latas e um kit para proteção do sol, que inclui bolsa de guidão, duas camisas com proteção UV, dois chapéus com proteção para a nuca, dois pares de luvas e trava.
Conforme consta na lei Nº 7646, todas as famílias de catadores deverão ser cadastradas e, com isso, segundo a vereadora Bruna Molz, o município consegue ver quantas bicicletas serão necessárias, livrando assim os cavalos das carroças que na maioria das vezes estão famintos, exaustos e com sede. “Trata-se de uma iniciativa muito interessante e que vem ao encontro do início da proibição dos veículos de transporte animal no município. Em outras cidades estas bicicletas foram uma iniciativa muito interessante e acredito que um convênio para a implantação deste tipo de veículo aos catadores seria muito bem recebida”, citou. A indicação será votada na próxima sessão
Notícias relacionadas
Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos
Prevalece posição do relator de que itens fazem parte da cultura
Oito novos projetos ingressam na pauta do Legislativo desta segunda
Após a reunião ordinária, ocorre uma reunião solene, com início às 19h30min
Vereador propõe a criação de escolas bilíngues em Santa Cruz
Proposta é de Rodrigo Rabuske, do Partido Liberal
“Impressiona a capacidade de investimento dos chineses”, destaca Airton Artus
Primeira visita da comitiva gaúcha na China foi às gigantes em tecnologia Huawei e BYD