São aguardados 124mm para março, mas previsão não indica instabilidade nas duas primeiras semanas
Se a previsão se confirmar, o Rio Grande do Sul terá mais um mês de pouca chuva, o que deve prejudicar ainda mais os produtores rurais, que enfrentam a estiagem desde o fim do ano passado. Mesmo com uma leve melhora em janeiro, o volume de chuva em fevereiro ficou 40% abaixo do esperado. Conforme o professor de Agrometeorologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Marcelino Hoppe, até esta quarta-feira (26), foram registrados 63 milímetros no segundo mês de 2020.
Para março, de acordo com Hoppe, são aguardados 124 milímetros. Entretanto, segundo o site Tempo.Com, até o dia 10 de março não há previsão de chuva para Santa Cruz do Sul. Se a instabilidade demorar a atingir o Vale do Rio Pardo, a preocupação com as lavouras gaúchas aumenta, mas outros problemas também podem começar a aparecer. "Quem não está ligado a rede de abastecimento dos municípios, pode ter desabastecimento se as fontes e nascentes começarem a secar. Além disso, os produtores podem sofrer ainda mais, principalmente nas plantações de soja. Cada dia sem chuva, é menos peso para o grão que será vendido", destaca o professor.
Notícias relacionadas
Estado investirá R$ 7,9 milhões em poços e redes de abastecimento de água
Governador Eduardo Leite anunciou que já foram assinados convênios com 70 municípios
Hospital incentiva comunidade a escrever mensagem de Natal aos internados
Pelas redes sociais ou cartas entregues diretamente na instituição, as pessoas podem deixar um recado de otimismo a quem está acamado
Diálogos de domingo
O domingo na casa dos meus avós é mais do que um dia. É um endereço para onde sempre quero voltar.
Por Lucas Dalfrancis
Expediente bancário tem alterações neste final de ano
Horário de atendimento ao público será reduzido