compartilhe >>

Aprovado projeto que prevê câmeras de segurança nas escolas


Publicado 18/06/2019 08:25
Atualizado 18/06/2019 08:29

Política   CÂMARA DE VEREADORES

Os vereadores de Santa Cruz do Sul aprovaram o projeto que torna obrigatória a instalação de câmeras de monitoramento e segurança em escolas públicas municipais e seu entorno, em sessão na noite desta segunda-feira (17).

Se sancionado pelo prefeito Telmo Kirst, cada unidade escolar terá que instalar, no mínimo, duas câmeras que registram permanentemente as suas áreas de acesso e principais instalações internas. Para isso, será considerado o número de alunos e funcionários existentes na unidade escolar, além das características territoriais e dimensões da instituição. O equipamento apresentará recurso de gravação de imagens, que serão armazenadas por período estabelecido em regulamentação própria. 

Entre as justificativas de Alex Knak para o ingresso da proposta está a tentativa de coibir todo tipo de violência, como já ocorreu em nível nacional e municipal. “Infelizmente, o medo entrou dentro das nossas escolas. Está infiltrado na cabeça dos pais, alunos, professores e servidores. Tragédias como a de Susano, em São Paulo, nos levaram a propor essas medidas que colaboram com a segurança nas escolas e, casos de violência, como os que ocorreram na última semana aqui em Santa Cruz do Sul nos mostraram a urgência de colocar essas medidas em prática”, disse.

Durante sua manifestação na tribuna, Knak reiterou que embora alguns julguem a proposta como inconstitucional, tendo em vista que gera custos ao Poder Executivo, há um município do Rio de Janeiro que aprovou um projeto semelhante, tendo um precedente em um passado nada remoto.

Ainda, de autoria de Knak, foi aprovado o projeto que institui a Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação no município.


Foto: Milena Bender/ Portal Arauto
Aprovado projeto que prevê câmeras de segurança nas escolas