compartilhe >>

Os segredos por trás da receita do Hackbraten


Publicado 06/06/2019 18:59
Atualizado 06/06/2019 19:15

Geral Vídeos   ANOTE AÍ

A Feira da Produção ocorre neste final de semana em Vera Cruz. Considerada a festa oficial do município, não poderia ocorrer sem o prato típico de Vera Cruz: o hackbraten, ou rolo de carne, receita que consiste, basicamente, em carne de gado e suína e ovos cozidos no recheio.

Norma Frank era quem fazia a iguaria original, vencedora de um concurso do prato típico na cidade. Pela idade, dona Norma acabou se aposentando da função e passou a incumbência para Clione Frantz, cozinheira que já ajudava e sabia a receita de trás pra frente. É ela quem nos ensina a receita passo a passo "O segredo é colocar os três ovos crus e misturar bem com a farinha, até dar liga, assim a carne não quebra. Também é importante seguir a receita certinho", explica.

Mas além de usar os ingredientes na forma correta, Clione diz que o principal é colocar amor e dedicação na hora de misturar os produtos. "Isso que a Dona Norma me passou me deixa muito feliz, é uma tarefa importante, faço de coração", diz ela que pretende vender cerca de 80 hackbraten durante o final de semana de feira.

Ingredientes

- Meio quilo de carne suína

 - Um quilo de carne de gado

- Três ovos crus

- Cinco ovos cozidos

- Pimenta a gosto

- 30 gramas de sal

- 100 gramas de Farinha

- Dois dentes de Alho

- Uma cebola pequena

- Meio copo de água

- Meia xícara de azeite

Modo de preparo: Misturar o alho e a cebola com a água, e bater no liquidificador. Juntar a carne de gado e suína, com o alho e a cebola batidos. Colocar o sal, a farinha, pimenta, os três ovos crus e misturar com as mãos, até dar liga. Em seguida, untar uma forma com o azeite e colocar a carne. Montar com os cincos ovos cozidos dentro, de forma que fique semelhante a um rolo. Colocar no forno com temperatura em 250 graus, por 45 minutos. Depois é só servir. Clione dá a dica de arroz e salada de maionese como acompanhamentos.

Relembre

Programação da Feira da Produção e Semana do Município é lançada em Vera Cruz


Foto: Portal Arauto/Luiza Adorna
Os segredos por trás da receita do Hackbraten


Foto: Portal Arauto/Luiza Adorna
Clione leva a receita à Feira da Produção
Clione leva a receita à Feira da Produção