Em Vera Cruz e Santa Cruz do Sul, acervos são diversificados e de qualidade
Hoje, quase 10% da população vera-cruzense está cadastrada na Biblioteca Pública Municipal Alberto Pasqualini, em Vera Cruz, estando apta a retirar qualquer material disponível no local. O percentual corresponde a 2.187 pessoas cadastradas. Evandro Rodrigues é um destes usuários, inclusive, é o primeiro cadastrado desde que o sistema passou a ser feito de forma digital, em abril de 2013.
O vera-cruzense frequenta a biblioteca pública diariamente, geralmente à tarde. Costuma permanecer no local por duas horas, em média, onde lê livros espíritas, preferencialmente. O autor preferido do Evandro é Chico Xavier, mas também lê Paulo Coelho e Zíbia Gasparetto. Ele está fazendo uma releitura da obra “Nosso Lar”, um título do autor, e “Na era do espírito”. Ele também retira livros para a leitura domiciliar, um ou dois semanalmente.
A escolha do ambiente se dá por ser mais calmo e tranquilo. Evandro gosta de ler, mas o que motivou a iniciar a prática foi a questão cultural. “Adquirimos mais conhecimento e ficamos além dos outros. Também ajuda a aumentar o nosso vocabulário e nos tornamos pessoas mais cultas”, acredita. O vera-cruzense também enaltece o acervo amplo e variado da biblioteca. De acordo com o bibliotecário Roberto Carlos Cardoso, são 17.075 volumes, entre livros, revistas, DVDs, obras em braile e audiolivros.
FUNCIONAMENTO
A biblioteca atende de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13 às 17 horas.
OBRAS MAIS RETIRADAS
| O vendedor de sonhos, de Augusto Cury;
| Uma curva na estrada, de Nicholas Sparks;
| O Pequeno príncipe, de Saint-Exupéry;
| O diário, de Anne Frank;
| Depois dos quinze, de Bruna Vieira;
| Cidade dos etéreos, de Ransom Riggs;
| Os volumes da série Diário de um banana, de Jeff Kinney;
| Os volumes da série Winnie, a bruxinha, de Valerie Thomas.
COMO É A BIBLIOTECA PÚBLICA EM SANTA CRUZ?
“A biblioteca pública é a prova de que não há empecilho para ler”. Esta é a reflexão que o professor de literatura e escritor santa-cruzense Cassionei Niches Petry faz ao referir-se ao hábito da leitura, independente da classe social. “Há disponível diferentes livros, contemplando a todos os gostos e de forma gratuita. Não há desculpas para não ler”, avalia.
Petry foi por muito tempo frequentador assíduo da Biblioteca Pública de Santa Cruz. No local, buscava por obras de literatura principalmente. O hábito sempre esteve presente em sua vida, mas a leitura também acaba lhe trazendo inspirações. “A bagagem cultural e literária é muito grande”, frisa. Além de “devorar livros”- a média de leitura semanal é de cerca de quatro obras – costuma aconselhar seus alunos para praticar o hábito da leitura. “Se gosta de esporte, que leia sobre isso. Se gosta de aventura, que procure livros neste sentido. O importante é ler”, frisa.
Para quem não tem condições de adquirir livros, a biblioteca pública é uma alternativa, onde é possível encontrar todos os gêneros. Na Biblioteca Pública Municipal Professora Elisa Gil Borowski, criada em 1998, o acervo conta com 12.324 livros cadastrados para empréstimo, conforme revela o bibliotecário Jair Teves. Todos os gêneros podem ser encontrados, desde literários (infantil, infantojuvenil, romance), raros, braile, áudio livro. E o melhor, toda a população pode retirar. Basta efetuar um cadastro.
FUNCIONAMENTO
A biblioteca atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30min e das 13h30min às 17 horas.
AS OBRAS MAIS RETIRADAS
| Cadê o vento?, de Valquíria Ayres Garcia;
| Diga Aos Lobos Que Estou Em Casa, de Carol Rifka Brunet;
| A Cabana, de William Young;
| Fundação, de Isaac Asimov;
| The Walkindead, de Robert Kirkman;
| De amor e de Sombra, de Isabel Allende;
| Carrossel de Fogo, de Vander Rael Vincent.
Confira a matéria completa na edição desta sexta-feira, do Jornal Arauto.
Notícias relacionadas
Correios divulga resultado preliminar do concurso público
O concurso público nacional dos Correios mobilizou mais de 1 milhão de candidatos de todo o Brasil, que realizaram as provas em 15 de dezembro de 2024 para concorrer a 3.511 vagas
Caminhão da Prefeitura sai da pista e motorista tem ferimentos leves
A ocorrência foi na localidade de Linha Brasil, na ERS-422, na tarde desta sexta-feira (17)
Igreja será construída no Mosteiro Santíssima Trindade
Edificação, em formato hexagonal, que será construída junto ao sino do Mosteiro
Região segue com locais próprios para banho segundo relatório da Fepam
Quinto boletim de Balneabilidade também apresenta pontos impróprios para a comunidade