Documento deve ingressar na pauta da próxima sessão
O Prefeito de Santa Cruz, Telmo Kirst, encaminhou na tarde desta quinta-feira (11) ao Poder Legislativo, o projeto de lei que autoriza a liberação de R$ 1 milhão para investimentos no Hospital Veterinário. O documento deve ingressar na pauta da próxima sessão. Em contrapartida, a Unisc ficará responsável por oferecer todos os serviços hospitalares através de seus alunos, além dos equipamentos necessários.
Conforme o Prefeito Telmo, não há motivos para não se ter um Hospital Veterinário, pois o recurso que a prefeitura está investindo, terá retorno em prestação de serviços que a Universidade de Santa Cruz do Sul vai oferecer. "A Unisc tem um prazo para consolidar a faculdade. Se não tiver Hospital Veterinário, não teremos curso de Veterinária em Santa Cruz. Então os vereadores precisam olhar para isso", salienta.
Que tipo de serviço eu encontro no Hospital Veterinário?
A reitora Carmem Lúcia destaca que serão oferecidos de serviços hospitalares, como: esterilização, diagnóstico por imagem (raio-X, ultrassom, radiografia contrastada e mielografia), exames complementares (aqueles realizados nos laboratórios de doenças parasitárias, análises clínicas, microbiologia e patologia animal), além de procedimentos de analgesia, anestesia, cirúrgico, medicação pré e pós-operatória, e internação de várias espécies de animais domésticos e até silvestres. “Todos esses serviços serão feitos pelos nossos alunos do curso de Medicina Veterinária, a partir do quinto semestre. Para profissionais formados, ainda estudamos a possibilidade de locação do espaço para atividades hospitalares, aquelas que o médico veterinário não possa realizar nas clínicas”, salienta.
A cedência de uso do imóvel para a Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), com o fim de implantação do Hospital Veterinário, foi aprovada pela Câmara de Vereadores na sessão do dia 18 de março. O terreno tem 16,5 mil metros quadrados e o prédio possui mil metros quadrados.
Notícias relacionadas
Escutar com sabedoria
A arte de escutar é uma habilidade poderosa. A fala carrega força, mas é na escuta que encontramos compreensão e empatia. Ouvir com atenção abre caminhos para conversas mais significativas, onde cada palavra dita tem um propósito. A vida nos…
Expectativa de vida ao nascer no Brasil sobe para 76,4 anos em 2023
No ano anterior, esperança de vida era de 75,5 anos
Chegou a maratona natalina
Talvez a campanha por compras ajude a diminuir a pressão psicológica residual da destruição das águas e deixe as pessoas mais confiantes
Por Álvaro Werner
Cães e gatos podem receber vacina contra raiva neste sábado
Iniciativa é do curso de Medicina Veterinária da Unisc e acontece na Praça José Bonifácio, no centro da cidade