Política

Bolsonaro afirma que irá indicar o Sérgio Moro para vaga no STF

Publicado em: 12 de maio de 2019 às 14:04 Atualizado em: 21 de fevereiro de 2024 às 11:18
  • Por
    Milena Bender
  • Fonte
    Gaúcha ZH
  • Foto: Marcos Corrêa / Presidência da República
    compartilhe essa matéria

    Declaração foi feita em entrevista na manhã deste domingo

    O presidente Jair Bolsonaro afirmou que pretende indicar o Ministro da Justiça e Segurança, Sergio Moro, para a próxima vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF), em entrevista na manha deste domingo (12).

    Bolsonaro mencionou que a indicação é um compromisso que ele tem com o ministro. "A primeira vaga que for aberta será dele (Moro). Se Deus quiser, nós cumpriremos esse compromisso. O Brasil inteiro vai aplaudir", declarou.

    No mês passado, em entrevista a um jornal português, o ex-juiz federal disse que a nomeação para a Suprema Corte "seria como ganhar na loteria".

    Pelo critério que determina aposentadoria compulsória aos 75 anos dos ministros do Supremo, as próximas vagas abertas serão as de Celso de Mello, em novembro de 2020, e Marco Aurélio Mello, em julho de 2021.

    Quando aceitou o convite de Bolsonaro para comandar a pasta da Justiça e Segurança, em novembro de 2018, Moro disse que a indicação para o STF não foi estabelecida como uma condição para ingressar no governo Bolsonaro. "Quando no futuro surgirem vagas, isso será discutido em um segundo contexto", afirmou, na ocasião.