Política

Santa Cruz e Vera Cruz têm 824 títulos eleitorais cancelados

Publicado em: 27 de maio de 2019 às 16:53 Atualizado em: 21 de fevereiro de 2024 às 11:41
  • Por
    Kethlin Nadine Meurer
  • Fonte
    Portal Arauto e Agência Brasil
  • Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil/ Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Quem teve o título cancelado deverá pagar uma multa por turno faltante

    Devido à ausência das últimas três eleições consecutivas, a Justiça Eleitoral cancelou em Santa Cruz do Sul e Vera Cruz 824 títulos de eleitores. Apenas em Santa Cruz foram 809 títulos cancelados e em Vera Cruz, 15.

    Em todo o país e inclusive no exterior foram cancelados um total de 2.486.495 títulos de eleitores, estando a maior parte de suspensões concentradas no sudeste do país. Na região sul, o número de cancelamentos foi de 292.656.

    REGULARIZAÇÃO

    Quem teve o título cancelado deverá pagar uma multa no valor de R$ 3,51 por turno faltante. Em seguida, poderá fazer a regularização da sua situação no seu cartório eleitoral, levando documento de identificação oficial original com foto, comprovante de residência e o título, se ainda o possuir.

    A regularização do título eleitoral cancelado somente será possível se não houver nenhuma circunstância que impeça a quitação eleitoral, como omissão de prestação de contas de campanha e perda ou suspensão de direitos políticos, por exemplo.

    IRREGULARIDADE

    O eleitor que teve o documento cancelado poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e contrair empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo.

    A irregularidade também pode gerar dificuldades para inscrição, investidura e nomeação em concurso público; renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado, entre outras.