Processo de votação iniciou nesta quarta, na Câmara
A Câmara dos Deputados iniciou a votação do texto-base da proposta da reforma da Previdência (PEC 6/19), em primeiro turno, nesta quarta-feira (10). Os deputados da região, Heitor Schuch (PSDB) e Marcelo Moraes (PTB), têm votos diferentes na questão.
Schuch irá votar contra a reforma. Para ele, as mudanças irão prejudicar os trabalhadores, especialmente os de baixa renda. “O projeto só não é pior porque conseguimos retirar do texto os rurais, a redução do valor do BPC, a capitalização, o gatilho automático de aumento da idade conforme expectativa de vida da população e o congelamento do salário mínimo dos aposentados. Ainda assim, é uma reforma injusta, principalmente com a parcela mais pobre da população”, critica.
Já Moraes, votará a favor. O deputado explica que proposta agora minimizada, é necessária. "Votamos contra o relatório original do governo, e assim retiraramos da proposta os agricultores, a captalização de recursos, benefícios de prestação de continuidade (BPC), os professores e a ideia da desconstitucionalidade. Ainda tem alguns pontos que descordo, mas meu voto é favorável porque conseguimos minimizar a reforma", afirma.
Votação
A PEC necessita de 308 votos, equivalentes a três quintos dos 513 deputados, para ser aprovada em dois turnos de votação. No último domingo (7), o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse acreditar ter 330 votos para a aprovação da reforma na Câmara dos Deputados.
Notícias relacionadas
Vereador aponta uso político e cobra climatização do Arnão da atual gestão
Serginho Moraes (PL) destaca que a climatização do Arnão é um projeto considerado complexo que exige um alto investimento
Sérgio Moraes admite possibilidade de rompimento do contrato com a Corsan: “podemos até municipalizar”
A declaração surge após a população relatar alterações no gosto e no cheiro da água que chega nas torneiras
Anúncio do secretariado do governo de Sérgio Moraes será em 1º de janeiro
Neste momento, o foco está na transição de governo, com visita às secretarias para levantamento da situação administrativa
Missão oficial ao Japão e à China gera avanços estratégicos e abre portas para investimentos no RS
A comitiva promoveu o Estado e ampliou o diálogo com empresas, governos e instituições