Na capital, esse tipo de documento demora em torno de três horas para ser produzido
O processo de confecção das carteiras de identidade no Rio Grande do Sul tem na sua rapidez um dos principais avanços, além dos quesitos segurança e proteção contra fraudes. Atualmente, o IGP produz cerca de 450 carteiras de identidade expressas diariamente em todo o território estadual. Na capital, esse tipo de documento demora em torno de três horas para ser confeccionado (desde a coleta de digitais até a entrega). No interior, em torno de cinco dias úteis.
O ministro do Trabalho e Previdência Social, Ronaldo Nogueira, e o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, acompanharam o processo na manhã desta segunda-feira (31). O estado é considerado modelo neste tipo de procedimento. A visita durou cerca de uma hora, nas dependências do prédio do Instituto Geral de Perícias (IGP) localizado na Avenida Azenha, em Porto Alegre.
Durante a visita, que teve o acompanhamento do secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Catarina Paladini, e do diretor-geral do IGP, Cleber Muller, o secretário Schirmer testou a eficiência do departamento. Às 11h25min, Schirmer fez a coleta de digitais para a confecção da carteira. Apenas 45 minutos depois, às 12h10min, o secretário da Segurança Pública recebia em suas mãos sua nova carteira de identidade.
Impressionado, o ministro do Trabalho foi taxativo. "O sistema é dinâmico, seguro e eficiente. Esses são elementos essenciais no que diz respeito à prestação de serviço ao cidadão". Nogueira busca bons exemplos para aplicar no Ministério do Trabalho, na elaboração carteira de trabalho. "Estamos buscando tecnologia e cases que têm dado certo. Encontramos isso aqui, no serviço que é prestado pela Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, na confecção das carteiras de identidade”.
Notícias relacionadas

Pantano Grande garante R$ 1,5 milhão através do Programa Desassorear RS
Verba viabilizará no município a desobstrução de 11,5 km de extensão nos cursos d'água que cortam a cidade

Vera Cruz inicia programa de vacinação contra gripe
Meta é imunizar 10.551 pessoas que hoje fazem parte dos grupos prioritários no município

Pavimentação está entre as principais demandas dos moradores do Bairro São João
Pedidos são principalmente nas ruas que são corredores de ônibus

Rádio Revista – Alessandra Gobbi, Professora do Departamento de Engenharias, Arquitetura e Computação da Unisc e Coordenadora do Praça STEM
Praça STEM da Unisc retoma as atividades.