Imagens produzidas e armazenadas pelo sistema são de responsabilidade do Município
A Lei Municipal n° 1.664, de 26 de agosto de 2019, exige, agora, a instalação de câmeras de monitoramento de segurança nas escolas públicas municipais de Candelária. O projeto de autoria do vereador Jorge Willian Feistler (PTB) foi sancionado pelo prefeito municipal, Paulo Butzge, no início dessa semana.
Conforme a lei, as escolas situadas em áreas onde forem constatados mais índices de violência, vandalismo e tráfico de drogas, terão prioridade na implantação do equipamento. Serão no mínimo duas câmeras de segurança que registrem imagens permanentemente nas áreas de acesso e principais instalações internas dos educandários.
A lei estabelece ainda que o sistema de monitoramento deverá constar, pelo menos, da instalação de circuito interno de TV, com possibilidade de gravação de imagens e de câmeras instaladas de modo a permitir o monitoramento das áreas externas dos estabelecimentos e das áreas de circulação internas. Segundo a norma, fica proibida a instalação de câmeras em banheiros, vestuários e outros locais de reserva de privacidade individual, assim como ambientes de acesso ou uso restrito.
As imagens produzidas e armazenadas pelo sistema são de responsabilidade do Município e não poderão ser exibidas ou disponibilizadas a terceiros, exceto por meio de requisição formal em casos de investigação policial ou para a instrução de processo administrativo ou judicial.
Com a implantação da lei o vereador acredita que será possível garantir a integridade e a segurança dos alunos, professores e outros servidores das escolas públicas municipais, assim como também atuar na prevenção do aliciamento de nossos jovens para o uso ou envolvimento com as drogas.
A Lei Municipal n° 1.664, entra em vigor cento e vinte dias após sua publicação.
Notícias relacionadas
Vice-prefeito afastado devido à Operação Controle retorna às atividades na Prefeitura de Santa Cruz
Elstor Desbessel estava afastado de suas funções desde 14 de novembro de 2023
OMS convoca G20 para apoiar luta contra câncer do colo do útero
Diretor-geral pediu apoio para o acesso a vacinas contra o HPV
Lula diz esperar que cúpula do G20 seja marcada pela coragem de agir
Presidente destacou que a fome é produto de decisões políticas
Shiga e Rio Grande do Sul reafirmam acordo de irmandade entre os Estados
Deputados, secretários e empresários gaúchos estão em solo japonês