Geral

Prefeitura de Santa Cruz lança programa Alvará Digital

Publicado em: 13 de setembro de 2019 às 16:18 Atualizado em: 21 de fevereiro de 2024 às 15:13
  • Por
    Milena Bender
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Guilherme Bica/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Ferramenta irá agilizar o processo de emissão e liberação dos documentos

    A Prefeitura de Santa Cruz do Sul lançou o Programa Alvará Digital. A ferramenta, que irá agilizar processo de emissão e liberação de alvarás, foi apresentada na tarde desta sexta-feira (13), no Palacinho. Com isso, Santa Cruz avança na adoção de tecnologias que facilitam a vida do cidadão.

    Antes, para conseguir o documento, era preciso se dirigir ao protocolo de atendimento, passar pela análise de processo na central de alvarás, Vigilância Sanitária e vistoria e confecção do Alvará de Saúde, para assinatura do Secretário da Fazenda e confecção do alvará de localização e fundamento e aí então, a conclusão e entrega na central de atendimento.

    Agora, o acesso será pelo site da Prefeitura, na aba Central de Alvarás, onde o acesso se dará por login e senha. Após o cliente fornecer todos os dados solicitados, o protocolo se encerra e, no mesmo momento, já estará disponível para a análise do servidor que irá liberar o alvará. Desse modo, o contribuinte irá receber o documento em pdf, sem precisar se deslocar até a central de agendamentos.

    Conforme o Secretário da Fazenda, Zeno Assmann, o programa foi criado para facilitar a vida do cidadão santa-cruzense. "A Prefeitura recebe por ano, 5 mil processos de alvará. Esses, se transformam em 10 mil atendimentos. Portanto, com esse novo processo, teremos menos fila e mais agilidade, menos espera e mais empresas, menos atendimento e mais atenção ao contribuinte, menos tinta e papel e mais economia, além de menos prazo e mais satisfação", afirma.