Bio Plast será apresentado em evento estadual que ocorre em Porto Alegre nos dias 25, 26 e 27 de setembro
Para contribuir com o meio ambiente e evitar o acúmulo de lixos plásticos, as alunas do curso de Aprendizagem do Senac Santa Cruz do Sul, Maria Eduarda Arend e Rafaela Meulam, criaram uma iniciativa inovadora, empreendedora e que já deu certo. Chamado Bio Plast, o projeto tem como propósito a confecção de sacolas 100% biodegradáveis que auxiliam a diminuir o uso de embalagens plásticas tradicionais no comércio.
Com a orientação da professora Márcia Marinez Wenzel, o projeto desenvolvido em parceria do Senac Santa Cruz e Miller Supermercado, foi escolhido após uma seletiva interna no Senac daqui, e outra seletiva estadual. Agora, o Bio Plast será apresentado no Experience Senac, um evento promovido pelo Senac-RS e que ocorre entre os dias 25 e 27 de setembro, no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre. Na oportunidade, haverá nomes da área da inovação e educação.
Como surgiu o projeto?
Maria Eduarda e Rafaela são funcionárias do supermercado Miller e foi no dia a dia do trabalho, que se deram conta a respeito da grande quantidade de sacolas plásticas utilizadas diariamente. A partir disso, idealizaram o projeto e realizaram uma pesquisa sobre o quão prejudicial é o plástico, bem como, se havia outros tipos do materiais que poderiam causar menos impacto na natureza. "No Brasil, há um acúmulo muito grande de lixo plástico e, em função disso, surgiu a ideia de confeccionar uma sacola com as mesmas funções de uma tradicional, mas que fosse mais sustentável. Realizamos diversas pesquisas para verificar qual material utilizar de fato para a confecção do produto", explicam as alunas.
Segundo a professora Márcia, todos os aprendizes são instigados a participar do evento Experience Senac. A preparação exigiu um intenso trabalho de orientação para fazer com que o projeto evoluísse: "Aprofundamos os estudos em relação aos plásticos, realizamos testes e passamos por diversos desafios, mas sempre acreditamos na ideia. O plástico tradicional levam 400 anos para se decompor no meio ambiente e o plástico biodegradável demora seis meses para se decompor por completo na natureza. Ele não agride, é feito com material orgânico. É uma ideia que pode gerar renda".
Para a diretora do Senac Santa Cruz, Daniela Laner, é importante destacar a parceria da rede de supermercados Miller que abraçou a ideia. Além disso, ela completa que o objetivo do evento é fazer com que alunos e professores do Senac desenvolvam ideias inovadoras e que tragam solução de alguns problemas que existem em comércios do município. "O Senac busca formar profissionais que consigam ser protagonistas nas empresas, independente do curso", ressalta.
Notícias relacionadas
Previdência quer proibir uso de aposentadorias e pensões em bets
Ministro diz que proibição é forma de proteger verba de sobrevivência
Torcida Organizada – Arauto News – 29/11/2024
Projeção da rodada da dupla no fim de semana, Ceisc União Corinthians e a final da Libertadores // Participantes: Eduardo Wachholtz, Bianca Mallmann, Kássia Machado, Rafael Cunha, Nícolas da Silva, Sandro Viana e Luciano Almeida
“Temos condições de encontrar soluções adequadas, mantendo o túnel verde”, afirma José Alberto Wenzel
Geólogo e ambientalista se posiciona contra a retirada gradativa das tipuanas da Rua Marechal Floriano
Rádio Revista – Ezequiel Alves, Músico
Ezequiel Alves, o Zequi do Soul de Lajeado lança a música Eu Tô Atoa.