Geral

O que se sabe sobre o caso do menino Davi, falecido no fim de semana

Publicado em: 04 de novembro de 2019 às 12:48 Atualizado em: 21 de fevereiro de 2024 às 17:09
  • Por
    Lucas Miguel Batista
  • Fonte
    Grupo Arauto
  • Foto Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Criança foi atendida em Vera Cruz, transferida a Rio Pardo e depois a Canoas, onde foi a óbito

    A tristeza toma conta de Vera Cruz. Na manhã de domingo (3), Davi Henrique Vermut França, de 4 anos, faleceu no Hospital Universitário da Ulbra, em Canoas, depois de passar por atendimento médico em outros dois hospitais: de Vera Cruz e de Rio Pardo. Pelas redes sociais, há manifestações da comunidade, principalmente pelo Facebook, questionando os procedimentos adotados. O Grupo Arauto foi em busca das respostas.

    O primeiro atendimento do menino foi na quinta-feira (31), no Hospital Vera Cruz. De acordo com informações do Hospital Ana Nery, instituição que administra o Hospital Vera Cruz, repassadas à Secretaria Municipal de Saúde, Liseana Palma Flores, o paciente passou por exames que não apresentaram alteração. Assim, foi liberado, retornando na sexta-feira (1º), quando foi encaminhado para Rio Pardo.

    Lá, segundo a direção da casa de saúde, passou por cirurgia da apendicite, correndo tudo bem. Porém, a recuperação não evoluiu da forma esperada, sendo necessária a transferência, no sábado (2). Segundo o Hospital, isso ocorreu de forma rápida. Após solicitação ao GERINT, a vaga disponível era Canoas, no Hospital Universitário da Ulbra.

    Então, foi acionada a Unidade de Suporte Avançado (USA) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgância (SAMU), de Rio Pardo, para efetuar o transporte. Dentro da ambulância, conforme informações do Hospital de Rio Pardo, teriam ocorrido complicações. Porém, segundo nota repassada pela Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Saúde, todos os equipamentos da USA estavam completos, com respirador e demais equipamentos necessários ao atendimento, confirmado com médico da ambulância. “O paciente chegou com sinais estáveis em Canoas”, afirma o comunicado.

    O óbito, segundo informações da funerária responsável pelos atos fúnebres, foi registrado no dia 3. O velório do menino ocorreu na Capela do bairro Arco-Íris, em Vera Cruz, e o sepultamento foi realizado na manhã desta segunda-feira, no Cemitério Municipal de Vera Cruz.

    MAIS AVALIAÇÕES
    Tendo em vista a repercussão do caso, o Hospital Vera Cruz emitiu nota oficial na manhã desta segunda-feira.  À imprensa, disse que “em análise preliminar relativa ao atendimento de Davi Henrique Vermut França, entende-se que os procedimentos e encaminhamentos realizados estão de acordo com a boa conduta médica”. O Hospital informou também que independentemente disso, está marcada para a tarde desta segunda-feira uma avaliação detalhada realizada por junta médica designada.