Proposta será analisada por uma comissão mista do Congresso Nacional
A Medida Provisória que extingue, a partir do dia 1° de Janeiro de 2020, o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por veículos automotores de via terrestre, o chamado DPVAT, foi assinada no início da semana pelo Governo Federal.
A proposta será analisada por uma comissão mista do Congresso Nacional para após ser votada Câmara dos Deputados e Senado. Questionados sobre a posição quanto à MP, os deputados da região Marcelo Moraes (PTB) e Heitor Schuch (PSDB) comentaram as primeiras impressões da matéria. Ambos ainda não têm uma posição concreta e acreditam que a medida deverá ter emendas e modificações.
Para Moraes, a medida é vista em um primeiro momento como positiva. "Ainda vamos analisá-la para considerar todos os momentos, mas vimos a MP como uma maneira de tirar mais um imposto daqueles que utilizam veículos, o que é bom para o cidadão", expõe.
Já Schuch considera o valor baixo para quem paga o seguro, pois isso pode ajudar muito as famílias que têm problemas com acidentes de trânsito. "Quem nunca se envolver em acidente vai ficar com os R$ 16 do DPVAT no bolso. Mas e aquele que por ventura tiver um familiar que vai a óbito ou quando alguém se acidenta e fica com invalidez? Quem paga essa conta é o seguro. Eu praticamente não tenho uma posição formada, mas se a votação fosse hoje, eu votaria contra com a convicção de que é muito pouco dinheiro investido por muitos para ajudar aqueles que efetivamente têm problemas durante e pós acidente, que o seguro pode não resolver, mas ajuda e muito. Além disso, hoje o SUS recebe 45% da arrecadação do DPVAT, o que também cai com a MP", ressalta.
Notícias relacionadas

Compede solicita abertura de Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência
Conselho entregou um ofício à presidente do Legislativo, Nicole Weber

Durante pronunciamento em rede nacional, Lula diz que governo vai aprofundar debate sobre a jornada 6×1
Fala ocorreu em razão do Dia do Trabalhador, celebrado nesta quinta-feira

Premiado em evento nacional, projeto Maria da Penha na Escola deve ser fortalecido em Santa Cruz
Proposta foi aprovada pelo Legislativo na última sessão de 2024

Legislativo de Candelária discute projeto para alertar sobre violência doméstica nas escolas
Vereador Márcio Bataioli fez a indicação “Maria da Penha presente na escola"