Foram 12 vítimas fatais em cinco dias, quase metade da média de 2015
A 66ª edição da Operação Viagem Segura no feriadão de Proclamação da República encerrou-se à meia-noite dessa terça (15) com mais de 45,3 mil veículos fiscalizados e 11,4 mil autuações. Desde a zero hora da sexta-feira (11), foram recolhidos 882 veículos e 214 carteiras de habilitação irregulares.
O feriado contabilizou menos mortes no trânsito em comparação com o ano passado. Foram 12 vítimas fatais em cinco dias (2,4 mortes por dia), quase metade da média de 2015, quando morreram 5 pessoas por dia de feriado (total de 15 mortes no local do acidente, em três dias). A operação deste ano também contabilizou 291 feridos nas vias e rodovias gaúchas neste feriado. No total, foram 472 acidentes nas estradas gaúchas.
Os órgãos de fiscalização aplicaram 3.092 testes de etilômetro e autuaram 172 condutores por embriaguez. Quase 60% foram por recusa ao teste do etilômetro e todos esses 101 condutores sofrerão as mesmas sanções administrativas do artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro: multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano (além da retenção do veículo e do documento). Trinta e sete, além de responderem por infração administrativa, foram enquadrados em crime de trânsito e encaminhados à delegacia.
Megablitz
Na sexta-feira (11), Detran/RS, Brigada Militar, Polícia Civil e EPTC fizeram operação conjunta. Em duas blitze montadas em pontos diferentes de Porto Alegre foram abordados 330 veículos, aplicadas 123 autuações, das quais duas por embriaguez – ambos condutores se recusaram a fazer o teste do etilômetro.
Notícias relacionadas
Homem destrói carro e ateia fogo em residência da ex-companheira
Segundo relato da vítima, o indivíduo não aceita o fim do relacionamento
FOTOS: Imagens mostram destruição em Gramado após queda de avião
Dez pessoas que estavam na aeronave morreram no local; outras 17 ficaram feridas
Homem é detido tentando furtar motocicleta em Santa Cruz
Ele foi abordado pela Guarda Municipal e encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento
Empresário Luiz Galeazzi e nove familiares morreram em acidente com avião em Gramado
Ele era o piloto da aeronave, que saiu de Canela e seguiria para São Paulo