Foram 12 vítimas fatais em cinco dias, quase metade da média de 2015
A 66ª edição da Operação Viagem Segura no feriadão de Proclamação da República encerrou-se à meia-noite dessa terça (15) com mais de 45,3 mil veículos fiscalizados e 11,4 mil autuações. Desde a zero hora da sexta-feira (11), foram recolhidos 882 veículos e 214 carteiras de habilitação irregulares.
O feriado contabilizou menos mortes no trânsito em comparação com o ano passado. Foram 12 vítimas fatais em cinco dias (2,4 mortes por dia), quase metade da média de 2015, quando morreram 5 pessoas por dia de feriado (total de 15 mortes no local do acidente, em três dias). A operação deste ano também contabilizou 291 feridos nas vias e rodovias gaúchas neste feriado. No total, foram 472 acidentes nas estradas gaúchas.
Os órgãos de fiscalização aplicaram 3.092 testes de etilômetro e autuaram 172 condutores por embriaguez. Quase 60% foram por recusa ao teste do etilômetro e todos esses 101 condutores sofrerão as mesmas sanções administrativas do artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro: multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano (além da retenção do veículo e do documento). Trinta e sete, além de responderem por infração administrativa, foram enquadrados em crime de trânsito e encaminhados à delegacia.
Megablitz
Na sexta-feira (11), Detran/RS, Brigada Militar, Polícia Civil e EPTC fizeram operação conjunta. Em duas blitze montadas em pontos diferentes de Porto Alegre foram abordados 330 veículos, aplicadas 123 autuações, das quais duas por embriaguez – ambos condutores se recusaram a fazer o teste do etilômetro.
Notícias relacionadas

Ônibus pega fogo na RSC-287 e mobiliza Corpo de Bombeiros em Vera Cruz
Ocorrência foi registrada na tarde desta terça-feira

Condenado por assalto em Cerro Alegre Baixo é preso pela Força Tática
Membro de quadrilha que roubou família durante jantar em 2021 foi sentenciado a nove anos. Na época do crime, ele e comparsas sabiam que vítimas haviam recebido dinheiro da venda de porcos

Produtor rural fica ferido após incêndio em estufa de fumo
Sinistro aconteceu por volta das 23h30min dessa segunda-feira

“Venâncio Aires é a prioridade número um”, afirma delegado regional sobre aumento de efetivo
A convite do presidente Eduardo Luft, Luciano Menezes esteve na Câmara de Vereadores para falar das ações da Polícia Civil