Matéria de autoria do vereador Alex Knak (MDB) foi aprovada na Casa Legislativa por unanimidade no final de novembro
O prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, sancionou a lei que obriga a transmissão, ao vivo e via internet, das sessões públicas de licitações em áudio e vídeo no site oficial, bem como pela rede social e canal oficial de comunicação da Câmara de Vereadores. O projeto, de autoria do vereador Alex Knak (MDB), havia sido aprovado por unanimidade pelo Legislativo no final do mês de novembro.
Para o vereador, a legislação vem ao encontro da transparência das ações realizadas pelo Poder Público. “A Câmara de Vereadores, com essa lei, está indo ao encontro dos anseios da comunidade e sendo a pioneira para ser mais transparente em atos importantes, como as licitações que são realizadas pelo Legislativo”, afirmou.
Entenda
Conforme a lei, os arquivos das gravações dos procedimentos licitatórios deverão continuar disponíveis para consulta, na internet, no site do Poder licitante.
• O membro da comissão de licitação ou o pregoeiro deverá informar sobre qual processo licitatório está tratando, declarando informações como: o número do edital; modalidade de licitação; regime de Execução; órgão solicitante; e objeto da licitação.
• A transmissão deverá abranger todas as fases da licitação consideradas públicas.
• A gravação abrangerá os procedimentos de abertura dos envelopes contendo a documentação relativa à habilitação dos concorrentes, de verificação da conformidade de cada proposta com os requisitos do edital e de julgamento e classificação das propostas, de acordo com os critérios de avaliação constantes no edital.
Notícias relacionadas
Vera Cruz conquista primeiro lugar no Prêmio Índice de Governança Municipal
Reconhecimento foi recebido pelo prefeito Gilson Becker
Vereador aponta uso político e cobra climatização do Arnão da atual gestão
Serginho Moraes (PL) destaca que a climatização do Arnão é um projeto considerado complexo que exige um alto investimento
Sérgio Moraes admite possibilidade de rompimento do contrato com a Corsan: “podemos até municipalizar”
A declaração surge após a população relatar alterações no gosto e no cheiro da água que chega nas torneiras
Anúncio do secretariado do governo de Sérgio Moraes será em 1º de janeiro
Neste momento, o foco está na transição de governo, com visita às secretarias para levantamento da situação administrativa