Votação ocorreu na noite desta segunda-feira na Câmara
Após aprovar a ampliação da Lei da Ficha Limpa para CCs da Câmara, os vereadores aceitaram por unanimidade o projeto do vereador Hildo Ney Caspary (PP), que proíbe a nomeação de CCs condenados por crimes de violência também no Poder Executivo. A votação ocorreu durante a penúltima sessão ordinária do ano, na noite desta segunda-feira (16).
Inicialmente, o projeto previa a proibição de cargos para pessoas condenadas pela prática de violência contra mulher, idosos, crianças e adolescentes e pessoas com deficiência. Contudo, foram acrescidas emendas que veda a nomeação para quem abusa, maltrata e fere ou mutila animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos e também uma emenda subscrita em conjunto com o vereador Zé Abreu (PTB), em relação a violência contra pessoas da população LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos).
Atualmente, já são vedadas pela Lei da Ficha Limpa, pessoas com crimes contra a vida e a dignidade sexual, crimes hediondos e tortura, dentre vários outros, mas não há menção expressa a condenações por violência contra grupos vulneráveis. A vedação valerá para quem tem condenação transitada em julgado (sem possibilidade de recursos) ou proferida por órgão colegiado (no mínimo três juízes). Além disso, só vai incidir sobre casos em que foi caracterizado o dolo – ou seja, a intenção de cometer o crime.
Notícias relacionadas

Premiado em evento nacional, projeto Maria da Penha na Escola deve ser fortalecido em Santa Cruz
Proposta foi aprovada pelo Legislativo na última sessão de 2024

Legislativo de Candelária discute projeto para alertar sobre violência doméstica nas escolas
Vereador Márcio Bataioli fez a indicação “Maria da Penha presente na escola"

Após novo acidente, pedido por redutor de velocidade volta à pauta em Santa Cruz
Demanda é na Rua Barão do Arroio Grande, nas proximidades do número 1780

“Santa Cruz do Sul merece essa maturidade política”, salienta Helena Hermany em inauguração do viaduto
Ex-prefeita participou da inauguração do complexo a convite do prefeito Sérgio Moraes