Chapa liderada por ela irá comandar o Legislativo durante 2020
Depois de um adiamento e até de uma liminar na justiça, a eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires foi realizada. A vereadora Helena da Rosa (MDB) foi eleita com oito votos em sessão extraordinária na noite desta segunda-feira (30).
Além dela, como vice-presidente está a vereadora Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT), Nelsoir Battisti (PSD) como secretário e Ciro Eduardo Fernandes (PSC) como segundo secretário. Conforme a presidente Helena, embora desgastante, o processo originou uma mesa pluripartidária. "Queremos cuidar e organizar a Câmara, além de devolver a democracia à casa do povo", diz.
A chapa dois liderada pelo vereador Gilberto dos Santos (PTB) tinha como vice-presidente Adelânio Ruppenthal (PSB) e José da Rosa (PSD) e Sandra Helena Wagner (PSB).
Votos
- Votaram na chapa 1: Helena da Rosa, Ana Cláudia do Amaral Teixeira, Nelsoir Battisti, Ciro Fernandes, Tiago Quintana, Sidnei Ferreira, Izaura Landim e André Puthin.
- Votaram na chapa 2: Gilberto dos Santos, Adelânio Ruppenthal, José da Rosa, Sandra Helena Wagner, Eduardo Kappel, Ezequiel Sahl e Clécio Espindola.
Currículo
Helena Beatris da Rosa nasceu em 28 de maio de 1961, filha de Dário Francisco da Rosa (em memória) e da Professora Amélia dos Santos Rosa, numa família de 9 filhos. Nasceu em Linha Travessa, distrito de Vila Palanque, fez o antigo primário na Escola Municipal General Osório e o Ensino Fundamental na Escola Estadual Frida Reckzieguel, de Vila Palanque. Cursou Magistério no Colégio Nossa Senhora Aparecida, hoje Colégio Bom Jesus, graduada em Letras/Inglês, e se especializou em Literatura. Em 1985 assumiu uma união estável com o também professor Almedo Dettenborn, tendo um filho, Gustavo da Rosa Dettenborn.
Começou a atuar no Magistério em março de 1980, na localidade de Linha Marmeleiro e trabalhou também nas escolas municipais: Jacob Becker, José Bonifácio, General Osório e José Duarte de Macedo, e também nas escolas estaduais Frida Reckzieguel e Brígida do Nascimento, onde ainda está em atividades. Na Prefeitura trabalhou na Secretaria de Educação, no Procon, no Gabinete do Prefeito e no Gabinete da Primeira Dama.
Colaboradora mensal da Liga Feminina de Combate ao Câncer e da ONG Paresp, desde a fundação de ambas. Em 2012 concorreu a uma cadeira da Câmara pelo então PMDB, sendo eleita. Depois se lançou a reeleição e entrou para o seu segundo mandato. Aposentada como professora municipal mas na ativa na rede estadual, com mais de 28 anos de atividades.
Notícias relacionadas
Vera Cruz conquista primeiro lugar no Prêmio Índice de Governança Municipal
Reconhecimento foi recebido pelo prefeito Gilson Becker
Vereador aponta uso político e cobra climatização do Arnão da atual gestão
Serginho Moraes (PL) destaca que a climatização do Arnão é um projeto considerado complexo que exige um alto investimento
Sérgio Moraes admite possibilidade de rompimento do contrato com a Corsan: “podemos até municipalizar”
A declaração surge após a população relatar alterações no gosto e no cheiro da água que chega nas torneiras
Anúncio do secretariado do governo de Sérgio Moraes será em 1º de janeiro
Neste momento, o foco está na transição de governo, com visita às secretarias para levantamento da situação administrativa