A ideia é que as águas da chuva não cruzem o asfalto causando a aquaplanagem dos veículos
O prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, esteve no Acesso Grasel na tarde desta terça-feira (2) e falou sobre a continuidade das obras que prometem mudar radicalmente o cenário da principal entrada de Santa Cruz do Sul para quem vem da região metropolitana. Após a conclusão de parte da revitalização do acesso – 1 quilômetro e meio de passeio público e 1,5 de acostamento – a novidade agora é a instalação de novas galerias para melhorar a drenagem no local.
A fim de evitar que as águas da chuva cruzem o asfalto causando a aquaplanagem dos veículos que trafegam na via, 35 galerias de concreto armado, com 1,5 metro de altura por 1,5 metro de largura serão instaladas de uma margem a outra do acesso, no trecho logo abaixo do condomínio Serra Azul. As estruturas já foram adquiridas pela Prefeitura, mas em razão das festividades de final de ano e da necessidade de interrupções no trânsito, os trabalhos foram agendados para começar na segunda quinzena de janeiro.
A estimativa da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Seoi) é que os trabalhos levem de duas a três semanas até serem finalizados, se o tempo colaborar. Nesse período o trânsito ficará interrompido. De acordo com o secretário da pasta, Leandro Kroth, as obras são necessárias para dar segurança a quem trafega pelo local. “Também faremos algumas correções nas tubulações subdimensionadas para dar vazão ao excesso de água. Trata-se de uma necessidade”.
A revitalização do Acesso Grasel teve início em 2015, com o propósito de melhorar a segurança de motoristas e pedestres. O valor orçado até a conclusão da obra é de R$ 1 milhão. Até a agora foram executados um quilômetro e meio de passeio público e um quilômetro e meio de acostamento com a implantação de moderna iluminação de LED.
Para que a obra esteja totalmente concluída, ainda faltam um quilômetro de calçada do lado esquerdo de quem desce e mais 600 metros de acostamento do lado direito. A praça onde hoje está a imagem de São Cristóvão será revitalizada e a estátua será substituída por uma maior, com 2,7 metros de altura, conforme anunciou o prefeito. “O acesso ficará mais seguro e mais bonito para receber os turistas durante os eventos que temos em nossa cidade”, disse.
Notícias relacionadas
Inspeção de saúde para jovens de 2006 será em fevereiro
Quanto ao alistamento dos jovens nascidos em 2007, o período segue até o dia 30 de junho
Agência FGTAS/Sine de Santa Cruz do Sul atenderá em novo endereço
Serviço organiza últimos detalhes burocráticos para assinar contrato de locação
Abastecimento de água deve ser normalizado neste sábado em Venâncio Aires
Três bairros tiveram problemas em decorrência do rompimento de uma rede
Prefeitura de Mato Leitão busca adesão a programa federal de iluminação pública
Um estudo sobre a situação municipal será realizado e tem prazo de 60 dias para conclusão