Deslocamento para outras cidades prejudica usuários. Prefeitura pede mais dois meses
Desde a aposentadoria da servidora responsável pela emissão de RG em Candelária, o município não conta mais com o serviço. De acordo com a moradora Fabiana Klafke de Oliveira, a atividade não é oferecida desde agosto de 2017, com a saída da profissional. A Prefeitura alega que, para o serviço voltar a ativa, é necessária uma renovação do convênio com o Estado e a capacitação de novos servidores.
Enquanto isso, a comunidade candelariense precisa se deslocar para outras cidades ou aguardar a volta da atividade ao município. Fabiana relata as duas horas de espera, com uma bebê de 10 meses no colo, para fazer a carteira de identidade da pequena em Santa Cruz do Sul. "As pessoas estão indo às 6h para lá, na expectativa de conseguir uma das 40 fichas e sem saber se o atendimento será realizado durante a manhã ou a tarde", desafaba a empresária.
Outra moradora de Candelária, que prefere não se identificar, relata o mesmo problema. Ela já tentou duas vezes fazer a identidade da filha: Em Novo Cabrais, onde não tinha internet e em Santa Cruz do Sul, onde não se submetou a ficar, com uma criança pequena, em uma fila de mais de duas horas. "Para um município como Candelária, que se destaca em tantas coisas boas, deixar de lado um serviço como esse é lastimável!", diz a professora de 33 anos.
A Prefeitura de Candelária foi contatada pelo Portal Arauto sobre a situação. A assessoria do Gabinete do Prefeito comunicou que, na próxima semana, o chefe do executivo irá até Porto Alegre em busca da renovação do convênio. Na volta, irá indicar duas pessoas, concursadas no município, para a realização do serviço. Para isso, ambos terão que passar por uma capacitação antes de reativar a fabricação de RG em Candelária. A estimativa é que o trabalho volte a funcionar em até dois meses no município com mais de 30 mil habitantes.
Notícias relacionadas
Governador assinará ordem de início da duplicação da RSC-287 em Santa Cruz
O ato será realizado no trevo do Fritz e Frida nesta quarta-feira
Meetup em preparação ao South Summit Brazil discute as estratégias para o evento em 2025
Encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira
FOTOS: desfile temático marca o Dia de Todos os Santos em Santa Cruz
Segundo o padre Rodrigo Hillesheim, o objetivo do Holywins é aproximar crianças dos santos
Vale do Sol promove Fórum Regional de Saúde Mental
Rodas de conversa e oficinas abordarão temas como a saúde mental do idoso, saúde do trabalhador, e a relação de gênero e sexualidade