Região

Comunidade clama por volta da emissão de RG em Candelária

Publicado em: 11 de janeiro de 2018 às 07:52 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 17:44
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Arquivo/Agência Brasil
    compartilhe essa matéria

    Deslocamento para outras cidades prejudica usuários. Prefeitura pede mais dois meses

    Desde a aposentadoria da servidora responsável pela emissão de RG em Candelária, o município não conta mais com o serviço. De acordo com a moradora Fabiana Klafke de Oliveira, a atividade não é oferecida desde agosto de 2017, com a saída da profissional. A Prefeitura alega que, para o serviço voltar a ativa, é necessária uma renovação do convênio com o Estado e a capacitação de novos servidores.

    Enquanto isso, a comunidade candelariense precisa se deslocar para outras cidades ou aguardar a volta da atividade ao município. Fabiana relata as duas horas de espera, com uma bebê de 10 meses no colo, para fazer a carteira de identidade da pequena em Santa Cruz do Sul. "As pessoas estão indo às 6h para lá, na expectativa de conseguir uma das 40 fichas e sem saber se o atendimento será realizado durante a manhã ou a tarde", desafaba a empresária. 

    Outra moradora de Candelária, que prefere não se identificar, relata o mesmo problema. Ela já tentou duas vezes fazer a identidade da filha: Em Novo Cabrais, onde não tinha internet e em Santa Cruz do Sul, onde não se submetou a ficar, com uma criança pequena, em uma fila de mais de duas horas. "Para um município como Candelária, que se destaca em tantas coisas boas, deixar de lado um serviço como esse é lastimável!", diz a professora de 33 anos. 

    A Prefeitura de Candelária foi contatada pelo Portal Arauto sobre a situação. A assessoria do Gabinete do Prefeito comunicou que, na próxima semana, o chefe do executivo irá até Porto Alegre em busca da renovação do convênio. Na volta, irá indicar duas pessoas, concursadas no município, para a realização do serviço. Para isso, ambos terão que passar por uma capacitação antes de reativar a fabricação de RG em Candelária. A estimativa é que o trabalho volte a funcionar em até dois meses no município com mais de 30 mil habitantes.