Região

Corsan inicia programa de regularização de ligações em Rio Pardo

Publicado em: 17 de janeiro de 2018 às 14:44 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 17:49
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Governo RS
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Iniciativa visa a legalizar as ligações de água para 25 mil famílias de ocupações

    A Corsan estende o programa Água, Vida e Cidadania à área da Superintendência da Região Central (Surcen). A implantação se inicia por Rio Pardo, nesta sexta-feira (19). Voltado à regularização de ligações de água, o projeto foi lançado pela Companhia em outubro de 2017, em Eldorado do Sul.

    A iniciativa visa a legalizar as ligações de água para 25 mil famílias de ocupações consolidadas em todo o estado, promovendo mais dignidade, cidadania e conscientização à população carente. Em Rio Pardo serão beneficiadas as 20 famílias da Vila Pinheiros, que atualmente não estão abastecidas de forma regular. O projeto inclui também ações de conscientização do consumo e uso responsável da água, por meio de trabalho técnico social; isenção da cobrança da primeira ligação de água; e conta no nome do usuário do serviço.

    O programa atende áreas consolidadas acima de cinco anos de ocupação e que tenham ligações irregulares de água. Nesses assentamentos, onde muitas vezes as ligações são feitas de forma precária, pelos próprios moradores, o acesso à água tratada se dá de maneira clandestina, sujeito à contaminação. 

    Esse tipo de ligação inviabiliza o sistema público instalado para atender as áreas regulares do entorno, pois reduz a pressão da rede e causa desabastecimento nos imóveis regularizados, em decorrência da perda excessiva de água tratada. O desperdício ocorre por não haver a medição do volume consumido e o devido pagamento, acarretando no aumento do custo do serviço prestado aos demais usuários.