Inicialmente a estimativa era de quatro toneladas
Os veranistas e moradores das praias de Atlântida Sul, no município de Xangri-Lá, e Albatroz, Imara e Mariluz, em Imbé, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, foram surpreendidos por toneladas de peixes encontrados mortos na areia na tarde de sexta-feira (19) e na manhã deste sábado (20). Inicialmente a estimativa era de quatro toneladas, mas 14 já foram retiradas e o número pode passar de 20.
Em entrevista à Rádio Gaúcha, João Batista Ferreira, diretor de pesca da Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Agricultura de Imbé, dois barcos pesqueiros, provavelmente traineiras de fora do Estado, descartaram excesso de carga de pescados no mar, na noite de sexta-feira.
“A grande quantidade de peixes se deve ao motivo de estarmos em época de reprodução dos bagres, que vai de 14 de dezembro ao início de abril. Assim a circulação deles por nossas águas é muito grande”, explicou Ferreira. Ele ressaltou que os barcos pesqueiros, que comportam em seus porões mais de 20 toneladas de peixes, avistaram os cardumes e os pescaram num sistema chamado de arrasto.
“Mas a pesca, ilegal, foi flagrada por um helicóptero da fiscalização. Assim, os pescadores soltaram a carga, que foi ao fundo do mar, e voltou à superfície, já morta”, continuou Ferreira.
Crime
“O que temos aqui é um verdadeiro crime ambiental”, destacou Ferreira. “A pesca do bagre é proibida e os pescadores devem ter feito essa opção para evitar punições, com base no Código Ambiental”, finalizou. Um decreto estadual de 2014, que passou a ser executado em 2015, inibe a pesca da espécie no Estado, considerada sob ameaça de extinção.
Notícias relacionadas
Mais de 60 lixeiras comunitárias serão instaladas em Venâncio Aires
Pontos serão escolhidos com base nas solicitações dos moradores das áreas urbana e rural
Aturvarp realiza assembleia e apresenta projetos aos municípios
Encontro ocorre na próxima quarta-feira, em Santa Cruz
Bolsa Família é cancelado para candidatos eleitos em 2024
No total, 1.194 famílias em todo o país foram desligadas, entre elas, sete pertencem a prefeitos, 19 a vice-prefeitos e 1.168 a vereadores
Já lavou a tua louça hoje?
Viralizar algo, até um tempo atrás, sempre era um grande temor pois a relação do termo nos remetia exclusivamente a doenças; hoje, porém, passou a ser o grande objetivo de muitas pessoas e, para muitos, uma forma de sustento e ou enriquecimento