Geral

Evento Nacional do Rotaract traz mais de 500 pessoas para Santa Cruz

Publicado em: 23 de janeiro de 2018 às 18:32 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 17:55
  • Por
    Bruna Lovato
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Conferência Multidistrital de Rotaract Clubs é o maior evento no Brasil da organização

    O município de Santa Cruz do Sul será sede da 44ª Conferência Multidistrital de Rotaract Clubs (Conarc), maior evento no Brasil da organização. A programação, que se inicia no dia 24 de janeiro e se estende até o dia 28, é contemplada por diversas atividades focadas em desenvolver a liderança dos participantes. Dentre elas, destacam-se as palestras, treinamento, workshops e as ações sociais. “Também realizaremos o Concurso Nacional de Projetos e do Concurso Nacional de Oratória, tarefas que os companheiros estão trabalhando a bastante tempo em seus clubes”, salienta o presidente do evento, Norton França Peixoto.

    O evento vai proporcionar aos participantes a interação entre pessoas de diferentes culturas, troca de experiências rotárias, novos conhecimentos, exposição de projetos destaque de todo o país. “Serão mais de 500 pessoas das mais diversas partes do Brasil que vão se deslocar até Santa Cruz do Sul para este evento. Estamos felizes por trazer a Conarc para o município”, destaca Peixoto. Além disso, a Conferência propõe estimular o companheirismo e a alegria através das celebrações que marcam o final de cada dia. “A ideia é confraternizar todos os aprendizados obtidos e as novas amizades feitas”, ressalta o presidente.

    A programação da 44ª Conarc será contemplada por diversas atividades para crescimento intelectual, além de estimar aspectos culturais. De acordo com Norton Peixoto, as culturas gaúcha e alemã, por exemplo, serão enaltecidas em diversos momentos da Conferência. “Queremos proporcionar uma experiência única para nossos participantes, e dezenas de artistas locais vão nos ajudar nisso”, comenta. Outro ponto alto do evento, no dia 26, é a palestra do Engenheiro de Gente Marcello Lacroix – conhecido no Brasil por atuar como coach e facilitador de processos de mudança, cultura organizacional e desenvolvimento humano. “Acreditamos muito que o trabalho desenvolvido por Lacroix condiz totalmente com o objetivo de nosso evento”, coloca Peixoto.

    A execução das três ações sociais planejadas pela comissão organizadora do evento – Viver Bem mais verde, Caminhada Ecológica da Conarc e Minha Mochila Jeans, também é muito aguardada pelos participantes. O projeto “Viver Bem mais verde” consiste na plantação de mais de cem árvores em canteiros do residencial, com o intuito de arborizar a região – que até o momento não contém mata verde. O plantio será feito por cerca de 180 participantes do evento, com apoio do Rotary Club Santa Cruz do Sul Avenida e dos Escoteiros do município. Já a Caminhada Ecológica da Conarc tem como objetivo a conscientização dos moradores de Santa Cruz do Sul sobre a preservação da limpeza nas ruas, bem como, sobre a separação do lixo nas residências. O trajeto inicia no Parque da Santa Cruz, um dos principais pontos turísticos da cidade, e percorre os bairros Monte Verde e Margarida/Aurora. A ação tem o apoio do atleta olímpico Fabiano Peçanha e da academia Infit Center, que farão o acompanhamento técnico durante o percurso. Ao longo da caminhada, cerca de 200 participantes irão recolher lixos das ruas, conversar na residências sobre a separação dos lixos e vão solicitar a entrega de lixos eletrônicos que a comunidade tem em suas casas.

    A terceira ação da programação, que irá acontecer na tarde do dia 27, consiste na sequência do projeto Minha Mochila Jeans, que já está sendo executado pelos membros do Rotaract Club de Santa Cruz do Sul. A campanha de volta às aulas 2018 do Clube visa a arrecadação de calças jeans para, em seguida, servirem de material para confecção de mochilas. Na ocasião, 80 participantes da 44ª Conarc irão destinar seu tempo para a abertura das calças jeans arrecadadas, e recorde e serigrafia dos bolsos que serão utilizados nas mochilas. Após, o material será repassado passa as costureiras parcerias do projeto para costura das mochilas. “O objetivo é que os projetos deixem um legado da Conarc para a cidade de Santa Cruz do Sul”, finaliza Peixoto, presidente do evento e membro do Rotaract Club de Santa Cruz do Sul.