Geral

Projeto do Hospital Ana Nery reduz níveis de ansiedade e medo de crianças em procedimento cirúrgico

Publicado em: 23 de fevereiro de 2018 às 09:59 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 19:57
  • Por
    Guilherme Bica
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Projeto já atendeu 96 crianças e seus familiares

    O processo de adoecer e vivenciar uma internação hospitalar não é um momento fácil. As angustias se ampliam ainda mais quando falamos de crianças que necessitam passar por um procedimento anestésico-cirúrgico e precisam experimentar um evento diferente e invasivo, que causa dor e desconforto e, principalmente, faz com que elas se afastem do seu ambiente familiar e escolar.

    Com o objetivo de reduzir os níveis de medo e ansiedade das crianças e pais, e com o intuito de ampliar a sensação de bem-estar, esclarecendo dúvidas e fantasias que possam ser geradoras de sofrimento, desde 2016 a equipe de Psicologia Hospitalar do Hospital Ana Nery, em parceria com a equipe de enfermagem do Centro Cirúrgico e com Assistente Social da instituição, vem desenvolvendo um projeto de preparo pré-cirúrgico, intitulado Preparo Psicológico para a Cirurgia em Pediatria: Proposta de Intervenção, voltado para crianças e seus familiares. Até o momento 96 crianças, acompanhadas de sua família, já foram atendidas.

    Os encontros são realizados em grupos no período anterior à cirurgia. Durante estes encontros, são utilizados instrumentos lúdicos educativos, como por exemplo vídeos, desenhos e brinquedos, para aproximar as crianças e os pais do procedimento cirúrgico a ser realizado. As crianças, inclusive, são convidadas a conhecerem uma sala cirúrgica e a manusearem utensílios (máscaras, monitores, etc). Na ocasião, pacientes e familiares se aproximam do ambiente familiar e conhecem as particularidades do

    Segundo a psicóloga responsável pelo projeto, Sheryl Andreatta, os resultados são bastante significativos: “Percebemos uma maior sensação de acolhimento por parte das crianças e pais, o que torna a vivência hospitalar menos impactante. As crianças se tornam parte do processo e mais colaborativas com os procedimentos médicos e de enfermagem, fortalecendo o vínculo entre paciente, familiares e equipe”, analisa.

     Visando ampliar o alcance do projeto, o grupo informa que podem ser beneficiadas pela proposta crianças, independente do tipo de cirurgia que irão se submeter, e de todos os convênios, inclusive SUS. Responsáveis por crianças que já tem previsão de cirurgia a ser realizada no Hospital Ana Nery, podem conversar com o seu médico sobre o projeto. Para esclarecer qualquer dúvida ou agendar participação no encontro, o Setor de Psicologia Hospitalar está à disposição através do telefone (51) 2106-4524.