Geral

Oito projetos ingressam na pauta da segunda sessão da Câmara

Publicado em: 26 de fevereiro de 2018 às 06:06 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 19:58
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Jacson Miguel Stülp
    compartilhe essa matéria

    Haverá ainda apresentação do relatório de Gestão Municipal de Saúde

    A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realiza nesta segunda-feira (26) a segunda reunião ordinária de 2018, a partir das 18h. Antes desta reunião ordinária, com início às 17h30min, a Secretaria Municipal de Saúde fará a apresentação, no Plenário, do Relatório de Gestão Municipal de Saúde do 3º Quadrimestre de 2017 e o Anual de 2017.

    Entre os projetos que ingressaram está a proposta de emenda à Lei Orgânica, de autoria do vereador Francisco Carlos Smidt (PTB) que propõe a alteração do artigo referente às reuniões do Legislativo, que acontecem no período de 1º de fevereiro a 23 de dezembro a cada ano.

    O Executivo encaminhou projeto para aprovação do Loteamento Residencial Popular em Capão da Cruz.

    Alex Knak (MDB) reapresenta o projeto que isenta as pessoas cadastradas no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea – REDOME – do pagamento da taxa de inscrição em concursos públicos municipais

    O vereador Luizinho Ruas (PTB) está ingressando na Câmara de Vereadores com um projeto para a criação do banco de materiais ortopédicos municipal. O objetivo é para atender com este tipo de material à população menos favorecida financeiramente.

    “Sabemos que inúmeras pessoas carentes precisam de materiais ortopédicos ou próteses, mas não possuem condições para adquiri-los. Já outras que já fizeram uso do mesmo, não possuem uma destinação para este material”, explica Luizinho. Ele salienta ainda que atualmente essas pessoas dependem da ajuda de ONGs e outras entidades para serem contempladas com esse material.

    Assim, com um local determinado para tal fim, os donos destes materiais poderiam efetuar a doação destes equipamentos a fim de que beneficiem à população carente. A proposta do vereador Luizinho é que a administração municipal receba a doação destes materiais e faça a devida distribuição do mesmo para seu uso.

    O Executivo encaminhou ainda projeto para a destinação do Complexo Poliesportivo e o campo municipal aos cuidados da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Esporte e também para a abertura de créditos valor de R$ 970.425,31 para custear despesas de diversas secretarias; a contratação de operação de crédito junto ao Banco do Brasil, para custear despesas com a modernização da gestão municipal, no valor de R$ 1,2 milhão e a contratação de um soldador.

    Informações

    Entre os pedidos de informações está o do vereador Hildo Ney Caspary (PP) endereçado à Corsan, referente a realização de obras do Plano Emergencial. Elstor Desbessell (PTB) busca conhecer o custo da pavimentação feito com Con-Aid; o vereador Mathias Bertram (PTB) quer saber o consumo e gasto da Prefeitura com seus imóveis .

    O vereador Luizinho Ruas (PTB) requer a colocação de placas indicativas de “Pare” na esquina da Rua Irmã Germana Rech com a Rua Otilia Kaercher, a realização de um estudo sobre a viabilidade de asfaltar as ruas do Loteamento Altos da Colina, melhorias na iluminação do trevo da Rua Dona Carlota e nas ruas Elma Esteves, Irmã Germana Rech e Pereira Cabral, a colocação de câmeras de monitoramento no trevo da Rua Dona Carlota, colocação de redutor de velocidade próximo ao trevo da Rua Dona Carlota, de redutor de velocidade na Rua Jorge Teixeira, na Rua Ernesto Stähler, a inclusão da Rua Ernesto Stähler no itinerário do transporte coletivo, a construção de passarela sobre a BR-471, próximo ao Berçário Mãe de Deus.

    Francisco Carlos Smidt (PTB) requer a notificação do proprietário do terreno existente próximo ao imóvel nº 133 da Rua Inácio Afonso Agnes. Alex Knak (MDB) requer a notificação do(s) proprietário(s) do(s) terreno(s) adjacentes ao Corredor Frey, localizado(s) entre a Rua Tom Jobim e a Rua José de Oliveira Lopes e indica  ao  Comando  Regional  de  Polícia   Ostensiva  da Brigada Militar do Vale do Rio Pardo para o reforço do policiamento nos bairros São João, Ohland e Aliança, o encascalhamento da Travessa Professor Antônio Baltazar Englert, a colocação de redutor de velocidade  nas imediações do Frigorífico Gassen, em Linha Nova, a colocação e/ou substituição das placas de identificação das ruas do Bairro Esmeralda, especialmente do Corredor Zanette, a substituição das lâmpadas queimadas no Corredor Três Mártires, em Cerro Alegre Baixo, o patrolamento e encascalhamento do Corredor Três Mártires, em Cerro Alegre Baixo, a colocação de redutor de velocidade e corredor de passagem de animais silvestres nas imediações do Loteamento Terra Madre e da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

    O vereador Licério Agnes (PP) indica a troca da cobertura  da parada de ônibus existente defronte ao nº 86 da Rua Dr. Guilherme Hildebrand. O vereador André Scheibler (SD) indica a melhoria na pintura da faixa de segurança defronte à Escola Municipal de Educação Infantil – EMEI Pingo de Gente, da faixa de segurança na esquina da Rua Dr. Ortenberg com a Rua Machado de Assis, na esquina da Rua Prof. Dourado com a Rua Dr. Ortenberg.

    Elstor Desbessell (PTB) requer a melhoria no calçamento da Rua México, defronte ao Edifício Guatemala, indica ao Daer a roçada das laterais da RST-418, no trajeto do trevo de acesso a Boa Vista até o Distrito de Monte Alverne.

    Gerson Trevisan (PSDB) requer o repovoamento de peixes no Rio Pardinho, o reforço nas malas de concreto e construção de guard rail no final da Rua Farroupilha, que seja identificado o Posto de Saúde Farroupilha por placa ou pintura, a melhoria no passeio público na Av. Paul Harris, no trajeto em que ela se limita com as instalações do 7º Batalhão de Infantaria Blindado – 7º BIB, a notificação do proprietário do terreno existente na esquina da Rua General Daltro Filho com a Rua Padre José Boelzer, para fazer o calçamento.

    O vereador Mathias Bertram (PTB) requer que a seja feita a correção dos limites geográficos entre os Municípios de Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires, haja a fiscalização do cumprimento da lei que proíbe colocar propaganda, anúncios e outros em determinados locais, a instalação de quatro paradas de ônibus em Linha Pinheiral e uma no início do Acesso Grasel.

    Bruna Molz (PTB) indica a realização de oficinas sobre o tema: bem-estar animal. Solange Finger (SD) requer a instalação de sinaleira de pedestre próximo à passarela da Av. Deputado Euclydes N. Kliemann. Licério Agnes solicita a reforma da parada de ônibus existente defronte ao nº 2070, na Rua Irmão Emílio e Francisco Carlos Smidt (PTB) requer melhorias na Rua Helmuth Guilherme Jungblut.