O debate seguirá em março com a participação de diretores e professores das redes pública
Secretários estaduais de Educação, além de técnicos das secretarias de todo o Brasil, estiveram em São Paulo nesta segunda-feira (26) para conhecer a proposta da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio, em processo de construção pelo Ministério da Educação (MEC).
A finalidade é que estados e municípios possam participar do processo de construção da BNCC do Ensino Médio, assim como tem acontecido desde o início do processo de construção do documento que já teve a parte referente à Educação Infantil e Ensino Fundamental homologada pelo MEC.
O debate seguirá em março com a participação de diretores e professores das redes pública (estadual e municipal) e privada. “Trabalhamos baseados nos métodos do século 20. No século 21, o mundo mudou, sobretudo por causa da tecnologia. Precisamos aderir a essa nova realidade”, disse o secretário de Educação, Ronald Krummenauer, que está no encontro, juntamente com a diretora Pedagógica, Sonia Rosa, e o diretor do Departamento de Recursos Humanos, José Adilson Antunes, ambos da Secretaria da Seduc.
De acordo com o secretário, a ideia é, ao longo de 2018 e 2019, desenvolver o currículo do Novo Ensino Médio e, a partir de 2020, implantá-lo em todo o estado. Para o presidente do Conselho de Secretários Estaduais da Educação, Idilvan Alencar, a discussão é essencial porque são os estados que vão implantar a BNCC. “Estamos aqui para ajudar e a melhor forma de ajudar é antever os problemas com base na experiência que temos no dia a dia das escolas”. Segundo ele, os principais atores da implementação são os professores e gestores, portanto a discussão deve ser ampliada para a escola.
Integração e participação
O evento teve início com a apresentação da secretaria executiva do MEC, Maria Helena Guimarães de Castro, que mostrou em uma linha do tempo todo o processo de reformulação do Ensino Médio. “Trata-se de um processo que respeitou o trabalho de todos esses anos e procuramos ir além, sem desrespeitar o que tinha sido feito pelas equipes anteriores”, afirmou a secretária.
Maria Helena também chamou atenção para a importância do sistema colaborativo para a implementação dos currículos de toda a Educação Básica pelos estados e municípios e para a manutenção de projetos que já estejam em andamento em diversos locais, sempre pensando em uma BNCC que acompanha a Reforma do Ensino Médio. “A reforma não pode matar aquilo que os estados estão fazendo e já está funcionando”, ressaltou a secretária executiva.
A apresentação da secretária foi seguida pela fala da professora Ghisleine Trigo, que coordena a redação da BNCC. Ela explicou a estrutura da Base do Ensino Médio e a sua divisão pelas Áreas de Conhecimento e também conversou com os grupos de redatores de cada área, que explicaram as particularidades de cada uma delas.
A proposta é que os estados e municípios possam participar do processo de construção da BNCC do Ensino Médio, assim como tem acontecido desde o início do processo de construção do documento que já teve a parte referente à Educação Infantil e Ensino Fundamental homologada pelo MEC.
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