Confira algumas regras previstas e enviadas para aprovação do Legislativo
Nesta quarta-feira (28), a Prefeitura de Santa Cruz do Sul envia para a Câmara de Vereadores o projeto de lei que regulamenta a operação dos serviços de transporte motorizado e remunerado de passageiros por aplicativo.
Conforme apontado no documento, a lei objetiva garantir a segurança e confiabilidade nos serviços prestados pelos motoristas que promovem o compartilhamento de seus veículos a partir do acesso às redes digitais. Também, visa preservar e melhorar o acesso a opções de transporte no município. O documento é baseado na Lei Federal nº 12.587/2012, que estabelece a Política Nacional de Mobilidade Urbana.
Regras
Alguns apontamentos indicam que o motorista deve pagar uma Taxa de Gerenciamento Operacional (TGO), no valor mensal equivalente a 0,15 Unidade Padrão Monetária (UPM), cerca de R$ 43,00, por veículo cadastrado para operar no município. Do montante recolhido com a taxa, 25% será revertido para fundo de educação no trânsito a ser criado.
O condutor deve possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida, na categoria correspondente ao veículo a ser cadastrado, que tenha informação de que exerce atividade remunerada. Também, apresentar certidões negativas criminais (Estadual e Federal), com menos de 60 dias de expedição e ainda assumir compromisso de prestação do serviço única e exclusivamente por meio de plataformas tecnológicas.
O motorista deve apresentar certificado de participação de cursos sobre primeiros socorros e atestado médico comprovando que não tem alguma doença que o inabilite para o desempenho da função. É necessário o comprovante de residência em Santa Cruz do Sul. Ainda, não deve cobrar o valor de forma diferente do estabelecido na plataforma tecnológica, sob pena de multa.
Veículo
- O automóvel deve ter seguro;
- Possuir, no máximo, cinco anos de fabricação;
- Ser aprovado em vistoria realizada pela Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Urbanos (SETSU);
- Estar emplacado em Santa Cruz do Sul;
- Estar equipado com ar condicionado e ser de modelo quatro portas;
- O veículo aprovado na vistoria receberá um selo comprobatório, que será afixado em local visível aos usuários e à fiscalização, no vértice superior ou inferior lado direito do para-brisa dianteiro, onde constará a data de expedição e seu prazo de validade.
Notícias relacionadas
Problemas telefônicos em unidades de saúde de Santa Cruz geram reclamações
Dificuldades no contato com postos de saúde preocupam moradores. Secretaria trabalha em soluções emergenciais e novos sistemas
A batalha do Pix
Com a reprovação popular, a queda da movimentação via PIX e a conotação política que a questão tomou, repercutindo negativamente, inclusive junto aos apoiadores do atual governo, foi a referida instrução sumariamente revogada
Por Moacir Leopoldo Haeser
Cisvale apresenta projeto para criação de novos ambulatórios de especialidades
Consórcio reuniu novos secretários de saúde para ofertar serviços e compras coletivas
Festa do Bastião divulga vencedores da Ação Entre Amigos
Sorteio foi realizado na noite desta segunda-feira e marcou o encerramento da programação