Seminário de integração ocorreu nesta sexta e na quinta-feira
Um seminário de integração realizado nos dias 1º e 2 de março deu início às atividades das novas turmas do Programa de Residência Médica e do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Santa Cruz (HSC). A abertura contou com a fala do diretor administrativo da Instituição, Egardo Kuentzer, e com a apresentação da diretora de ensino, pesquisa e extensão da casa de saúde, professora Giana Sebastiany. Também estava presente na abertura o coordenador do Programa de Residência Médica, Leandro Luis Assmann.
Logo após a abertura, o subcoordenador do Programa de Residência Médica, Marcelo Carneiro, apresentou a Comissão de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar (CCIH) do Hospital. Em seguida, Marciane Mueller explicou as rotinas do setor de Desenvolvimento Organizacional e a assessora jurídica Annie Carniel falou sobre aspectos legais na Instituição. No final da manhã, a enfermeira Caroline Martins apresentou os setores da casa de saúde e os responsáveis.
Na parte da tarde, a enfermeira Ana Elizabeth Kautzmann e o engenheiro ambiental Fabrício Weiss falaram sobre o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), enquanto o enfermeiro Anderson Barreto de Moraes abordou sobre os fluxos e rotinas do Hospital. Após, informações sobre recursos humanos foram repassadas pela coordenadora Fernanda Haas, encerrando a tarde com uma reunião com tutores, preceptores e residentes.
A rede básica e a apresentação de seus respectivos preceptores foi o tema das atividades da manhã de sexta-feira, dia 2. Os residentes voltaram a se reunir na parte da tarde para conhecerem as rotinas dos setores de auditoria e faturamento. Por fim, a enfermeira Gilciane Bolzan falou sobre o Núcleo Interno de Gerenciamento de Risco do Paciente (Nigersp) e a farmacêutica Rochele Menezes sobre o setor de Farmácia do Hospital Santa Cruz.
Formatura
No dia 16 de fevereiro foi realizada a solenidade de certificação da 7ª turma de residentes do Programa de Residência Médica do Hospital Santa Cruz. O evento ocorreu no auditório do curso de Medicina localizado junto à unidade acadêmica do Hospital e certificou profissionais nas especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Medicina de Família e Comunidade. A duração da residência médica é de dois anos, com exceção de Ginecologia e Obstetrícia, que dura três anos.
Notícias relacionadas
Do que você tem medo?
No fundo, quem tem medo que as coisas se acabem, perde o melhor da festa, que é o agora.
UTI Pediátrica de Venâncio Aires é considerada exemplo na cooperação entre entes
Espaço foi inaugurado há dois anos, após mobilização de autoridades, médicos e comunidade
Problemas telefônicos em unidades de saúde de Santa Cruz geram reclamações
Dificuldades no contato com postos de saúde preocupam moradores. Secretaria trabalha em soluções emergenciais e novos sistemas
A batalha do Pix
Com a reprovação popular, a queda da movimentação via PIX e a conotação política que a questão tomou, repercutindo negativamente, inclusive junto aos apoiadores do atual governo, foi a referida instrução sumariamente revogada