A cidade tem 3.537 pessoas com excesso de peso, segundo o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional
Vera Cruz tem 3.537 pessoas com excesso de peso, segundo o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), que registra peso e altura de quem foi atendido pelos serviços de saúde do município no ano passado. São 409 crianças (de 0 a 10 anos), 314 adolescentes (10 a 19 anos), 1.928 adultos (20 a 59 anos) e 886 idosos (mais de 60 anos). Para tentar reduzir estes números, a Secretaria de Saúde de Vera Cruz passa a oferecer, a partir de abril, grupos de reeducação alimentar. A proposta faz parte da Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade, que os municípios brasileiros devem implantar para organização da Assistência ao Indivíduo Obeso, bem como a Promoção da Saúde, Prevenção do Sobrepeso e Obesidade.
Os grupos de reeducação alimentar serão coordenados pela nutricionista Samia Nassere, com apoio de uma equipe multiprofissional, composta por psicólogo, educador físico, enfermeiro, médico, técnico de enfermagem e estagiária de nutrição. A intenção, segundo Samia, é otimizar a oferta do cuidado, levando em conta as evidências que comprovam melhores resultados deste tipo de ação em grupo. “A alta prevalência de excesso de peso em todas as faixas etárias provocaria grande demanda de atendimentos individuais”, explica.
Os encontros serão trimestrais, sempre às segundas-feiras, das 13h30min às 14h30min, com início em 2 de abril, na ESF do bairro Arco-Íris; 9 de abril na ESF de Vila Progresso; e 16 de abril no Posto Central. Serão repassadas orientações sobre alimentação saudável; dicas para redução do peso; receitas de pratos saudáveis e de baixo custo; além de orientações que auxiliam no entendimento de sentimentos e emoções relacionados ao comportamento alimentar.
Notícias relacionadas
MEC cria Bolsa Mais Professores
Participantes receberão bolsa no valor de R$ 2.100 por dois anos para cursar pós-graduação lato sensu em docência
Em Candelária, bombeiros contabilizam 23 estufas queimadas
O incêndio foi numa estufa convencional carregada com 500 varas, aproximadamente 70 arrobas, na Localidade de Linha Travessão
Do que você tem medo?
No fundo, quem tem medo que as coisas se acabem, perde o melhor da festa, que é o agora.
UTI Pediátrica de Venâncio Aires é considerada exemplo na cooperação entre entes
Espaço foi inaugurado há dois anos, após mobilização de autoridades, médicos e comunidade