Geral

Prefeito Telmo Kirst assina decreto com foco no cuidado das tipuanas

Publicado em: 07 de março de 2018 às 17:54 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 20:40
  • Por
    Guilherme Bica
  • Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Decreto foi assinado na tarde desta quarta-feira

    Prefeito Telmo Kist assinou um decreto na tarde desta quarta-feira (7) que estabelece a criação do Programa Emergencial de Remediação de Risco Eminente e Poda de  Limpeza das Tipuanas, as quais formam o conhecido 'túnel verde' do centro de Santa Cruz do Sul. 

    Esse projeto tem como propósito apresentar as diretrizes mínimas para execução das medidas a serem tomadas em relação às árvores. A responsabilidade dos trabalhos ficará a cargo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente mediante a contratação de um engenheiro florestal e de um biólogo, os quais trabalharão na parte técnica, além de uma outra equipe técnica que ficará a cargo da Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Urbanos.

    A Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos realizará os serviços de podas, enquanto a do Meio Ambiente terá como responsabilidade a coordenação técnica geral de execução.

    De acordo com o secretário do Meio Ambiente de Santa Cruz do Sul, Vanir Ramos de Azevedo,o que vinha sendo executado no fim do ano passado e início deste ano era um trabalho emergencial: "Como aconteceram os temporais de outubro, alguns galhos acabaram caindo e para evitar maiores riscos, o prefeito determinou que a gente fizesse uma equipe e realizasse as podas de limpeza das tipuanas", comenta. 

    Ao ser levado em consideração o estudo iniciado em 2014 e concluído em 2015, observou-se que 92% das tipuanas mereciam um cuidado permanente. A partir da assinatura do decreto, será realizado um trabalho efetivo e permanente, com equipe específica do município que terá como foco justamente o cuidado com as tipuanas.

    Os principais problemas em relação às árvores dizem respeito às cavidades e estacionamentos, pois como os mesmos estão muito próximos, há carros que colidem nas tipuanas e as danificam.

    QUANDO COMEÇA?

    O secretário explica que a análise ténica já é feita de forma gradativa e a previsão é de que os trabalhos sejam realizados daqui a cerca de 30 dias. 

    SAIBA MAIS:

    Foi dado o prazo de um ano para a execução dos trabalhos mencionados, mas pode haver prorrogação, também para esse mesmo período. 

    180

    É o número de tipuanas que compõem o túnel verde no centro de Santa Cruz do Sul.